Lançamento de Livros

Local: Tenda da Feira de Livros – Pátio do Campus Reitoria UFPR
Link para tabela de programação do lançamento de livros

Título Autores/ organizadores Editora Síntese Dia e horário
Alfabetização e produção textual: implicações da consciência fonológica

alfabetizacao

Ortenila Sopelsa;     Regina Oneda Mello CRV As questões de linguagem são estratégias possibilitadoras da apropriação do conhecimento e, por isso, merecem especial atenção no processo de alfabetização no momento mais significativo da formação escolar. Ler e e escreve significa apoderar-se da produção e dos significados das palavras, da compreensão da leitura e da escrita, e construir-se de cidadania. Para esta compreensão, o funcionamento do sistema alfabético precisa ser aprendido pelo aluno. Os conhecimentos de consciência fonologia contribuem para o aprendizado da escrita e da leitura e são fundamentais para auxiliar os professores no planejamento da intervenção pedagógica com vistas à aprendizagem significativa. 25/07

13h00
às
14h00

A Educação Ambiental na perspectiva da epistemologia genética

A Educação Ambiental

 

Carla Luciane Blum Vestena e Carla Sant’ana de Oliveira

 

CRV A educação ambiental na perspectiva da Epistemologia Genética, de Carla Luciane Blum Vestena e Carla Sant’Ana de Oliveira, apresenta contribuições importantes da Epistemologia Genética de Piaget, notadamente os seus trabalhos ligados à construção da inteligência e à construção do real para discutir questões relacionadas ao meio ambiente. Nesse sentido, toma também os estudos de Piaget sobre a construção do espaço, a construção da atividade perceptiva e sobre a tomada de consciência e os utiliza para a discussão da percepção e tomada de consciência do meio ambiente. O livro integra essas discussões às contribuições de Piaget sobre a compreensão da moralidade e da afetividade.
Trata-se de obra criativa, com preocupações teóricopráticas e sinalizando para atividades voltadas ao desenvolvimento de conteúdos e práticas de educação ambiental. Enfim, a obra revela um Piaget vivo e indispensável ao processo crítico, reflexivo e humano, não só porque se debruça sobre problemas do meio ambiente, mas porque o faz com preocupação com o desenvolvimento intelectual afetivo e moral. Nisso reside o grande mérito da obra, permitindo reflexões ampliadas da obra piagetiana a partir da questão socioambiental.
26/07

18h30
às
19h30

A educação e a formação docente

a educacao e a formacao docente

Hedi Maria Luft; Claudia Maria Seger; Walter Frantz Unijui Os textos trazem diferentes enfoques e contribuições com relação ao tema do XVIII Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia – ENACED, promovido pela UNIJUÍ, no Câmpus Santa Rosa, em 2015: A Educação e a Formação Docente. São textos de palestras, de trabalhos científicos e de relatos de experiências, apresentados no evento. O livro procura registrar não só a memória do XVIII ENACED, mas também e acima de tudo, facilitar o acesso aos profissionais da educação às questões e abordagens dos diferentes autores. O Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia se constitui em meio de comunicação e diálogo entre “teóricos e práticos” da educação, promovendo, a cada ano um tema específico, através de seus diferentes eixos de abordagem. Desse modo, sem dúvida, constitui um importante evento de formação docente. A edição do livro deve ser visto e entendido como instrumento desse processo, que se pode prolongar pelas diversas e repetidas leituras e reflexões, pelos debates e diálogos entre os sujeitos envoltos e dedicados à tarefa da educação. Embora o tema educação e formação docente, há muito, envolva teóricos e práticos do campo da educação e muito já tenha sido escrito a seu respeito, no entanto, em cada tempo e lugar, constitui-se como um novo desafio quanto a isso. Não existem uma educação e uma formação docente desvinculadas de um contexto histórico, de um lugar e de um projeto de sociedade. São expressões históricas de intenções e, como tais, precisam ser abordadas, interpretadas e praticadas. Como tais, envolvem relações sociais de poder em processos de constituição de espaços sociais, de lugares e territórios de ação e interação. 25/07

19h35
às
20h35

A instrução na província do Rio Grande do Sul até 1870: os apontamentos do arcediago Vicente Z. Dias Lopes

a instrucao na provincia

 

Breno Antonio Sponchiado CRV Esta obra resgata o relato histórico sobre a instrução pública e particular, inédito, produzido em 1870 pelo Arcediago Vicente Zeferino Dias Lopes, um ilustrado sacerdote e professor, além de Diretor do Liceu Dom Afonso de Porto Alegre. Talvez o pioneiro na historiografia da educação escolar no Rio Grande do Sul, seus Apontamentos revelam peculiaridades dos primórdios do ensino oficial no período colonial e imperial na província sulina. Fixa com precisão os regulamentos escolares e nomes dos antigos mestres. Mas o maior mérito de seu manuscrito possa ser o de evidenciar como são profundas as raízes das mazelas que perduram na educação. 25/07

13h00
às
14h00

Altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade: identificação e atendimento

altas habilidades

Fernanda Piske; Tania Stoltz; Járci Machado; Sara Bahia Juruá Trata-se de obra escrita em três línguas que congrega especialistas de renome internacional, os quais há muito se dedicam a explorar e aprofundar as questões ligadas à identificação e ao atendimento das pessoas com altas habilidades/superdotação e sua relação com a criatividade. 25/07

19h35
às
20h35

Articulações entre esclarecimento e educação

articulações entre educação

Clenio Lago e Mauricio João Farinon Mercado das Letras – O esclarecimento, substrato da filosofia grega, universaliza-se na modernidade com Kant, estrutura os propósitos da educação e escola modernas, na medida em que visa formar o ideal de indivíduo autônomo, capaz de agir com base no próprio entendimento. Segundo Kant, é nada fácil para o homem, enquanto indivíduo, sair da menoridade, pois esconde um problema extremamente desafiador, na medida em que o entendimento, a razão esclarecida, precisa ser formada. Isso nos remete, de imediato, a um compromisso pedagógico, seja em termos institucionais ou nas diversas circunstâncias que compõem a vida social. A ação esclarecida é uma saída possível mediante ousadia e coragem. Mas, sob que condições é possível defender a continuidade da Aufklärung em meio à ruptura da metafísica, à crise da modernidade e aos reclames da diversidade? Qual sua atualidade em educação? Por outro lado, o impulso formativo originado dessa ideia kantiana pode ser reconhecido no momento em que são possibilitadas condições de desenvolvimento do esclarecimento, e, o consequente vínculo deste com a ação. A capacidade de realizar experiências de mundo e, a partir delas, constituir e articular as linguagens, pode ser uma alternativa à cegueira da razão epistêmica e prática, conferindo atualidade à Auflkärung. A coletânea conta com a colaboração de professores de várias IES do Brasil e do exterior. 26/07

19h35
às
20h35

Bullying na escola: inquirindo sobre as razões promotoras dos conflitos “entre” e “dos” alunos

bullying na escola_3D

Maria Teresa Ceron Trevisol e Luana Uberti Mercado de letras O trabalho Bullying na escola: inquirindo sobre as razões promotoras dos conflitos “entre” e “dos” alunos de Maria Teresa Ceron Trevisol e Luana Uberti trata dos aspectos relevantes que compõem o universo do fenômeno bullying e por si só, já é um excelente material de consulta, mas vai além, apontando referências e contextos que superam o senso comum e atualizam a compreensão do processo de intimidação entre pares. 25/07

13h00
às
14h00

Ciência com fronteiras: a mobilidade acadêmica e seus impactos

ciencia com fronteiras

 

Maria Cláudia Fogaça Bido CRV Este estudo é o resultado de pesquisa, que busca analisar o impacto do Programa Ciência sem Fronteiras, de mobilidade acadêmica, para além dos ganhos individuais, mas principalmente das instituições e da nação. Também objetiva tratar da internacionalização da educação, sob o ponto de vista estratégico, que este fenômeno exerce nas organizações educacionais. 26/07

13h00 às 14h00

Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau

condicao humana

Claudio Almir Dalbosco Edições Loyola O livro trata do Emílio de Rousseau, tomando-o como elo mediador entre o Segundo Discurso e o Contrato Social. Toma o conceito de amor próprio como aspecto fundante da teoria educacional rousseauniana. Educação do amor próprio implica formação virtuosa da vontade, a qual ocorre, no quarto livro do Emílio mediante o estudo da história antiga e da formação do gosto. 25/07

19h35
às
20h35

Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto.

formacao em rede e contribuicoes para

 

 

Gizele de Souza (responsável) Imprensa UFPR/MEC Este livro refere-se ao projeto “Formação da Rede em Educação Infantil – Avaliação de Contexto” – fruto de cooperação técnica MEC/UFPR (que conta também com a participação da UFRJ, UFMG, UDESC, UNIPV/Itália), cujo objetivo principal é formular e difundir proposições e indicadores de avaliação de contexto na Educação Infantil comprometidos com o debate

acadêmico e a política nacional de Educação Infantil no Brasil. As ações desenvolvidas no período de 2013 a 2015 expressam os estudos e investigações empreendidos por pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, brasileiras e italianas e revela um percurso coletivo, participado e negociado de trabalho. A avaliação em Educação Infantil, sobretudo a avaliação de contexto tem se constituído um campo fértil de estudos e pesquisas, no Brasil, em especial nos anos recentes. A publicação e divulgação do presente documento tem o intuito de trazer ao conhecimento e à discussão a um coletivo ampliado (gestores governamentais, em especial, dos municípios; das instituições de Educação Infantil, professores, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e demais profissionais envolvidos com a educação) uma abordagem, de certo ponto nova, que tem como princípio constituir-se em processo participativo, formativo e auto avaliativo. Para tal, inicialmente recupera percursos já trilhados em relação ao enfrentamento da temática acerca da qualidade na Educação Infantil no país, independentemente ou na interface com a avaliação. Nesse âmbito, reitera o sentido da discussão da qualidade a partir da avaliação de contexto, dando ênfase à perspectiva de qualidade negociada. Na sequência, expõe-se os princípios da abordagem participativa e formativa e suas nuances metodológicas para a efetivação de processos auto avaliativos em instituições de Educação Infantil. O documento encerra com a proposição de elementos relativos a Experiência Educativa, ofertada no cotidiano institucional da Educação Infantil, como possibilidade desta formulação dialogar com a política nacional de avaliação em Educação Infantil; contribuir para a revisão de propostas já formuladas e fomentar a constituição de indicadores e critérios relativos à qualidade educativa realizada em uma instituição ou rede, em específico, em respeito ao direito de todas as crianças pequenas à uma Educação Infantil de qualidade.

25/07

13h00
às
14h00

Cultura Escolar e Cultura da Escola: Produção e Reprodução

cultura escola e cultura da escola

Flaviana Demenech CRV Estudar o cotidiano escolar é ir além do que está exposto nos papéis, é compreender a vida que pulsa dentro da escola, é investigar as relações culturais, sociais, constituídas na rotina diária. Essa vida cotidiana está no centro do “acontecer histórico: é a verdadeira ‘essência’ da substância social”. A vida cotidiana é a vida de todo sujeito por inteiro, do sujeito que participa desta vida com seus aspectos de sua individualidade. E é essa heterogeneidade que adentra a escola: sujeito individual ativo carregando o seu lugar social, cultural e histórico, propulsor de lutas sociais para demarcar seu espaço, para ser reconhecido de forma particular na sociedade e, portanto, também no ambiente escolar. Este trabalho teve por objetivo investigar como as tensões, novas e antigas contradições, são (re)produzidas na escola pública à medida que a heterogeneidade, através da presença de sujeitos (crianças, jovens, pais, programas, profissionais de outras áreas) que trazem consigo características diferentes do previsto – linguagens, ações, costumes -, adentra a escola e nela permanece, confrontando-se com a homogeneidade impregnada em seu projeto cultural, historicamente construído. 25/07

18h30
às
19h30

Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica

cultura conhecimento

Julia Malanchen Autores Associados Este livro tem como principal temática a questão do currículo, tomando como objeto de análise as relações internas que sustentam a tríade currículo, cultura e conhecimento. Destacamos, neste trabalho, que a teoria curricular, sob a luz da pedagogia histórico-crítica, se diferencia das teorias pedagógicas hegemônicas atuais porque defende a superação da educação escolar em suas formas burguesas, sem negar a importância da transmissão, por esta, dos conhecimentos historicamente produzidos nesta mesma sociedade, para a formação do homem omnilateral. Afirmamos, igualmente, que a questão do currículo na pedagogia histórico-crítica se diferencia das pedagogias burguesas, da tradicional e do aprender a aprender, porque está pautada em outra concepção de mundo, que não é liberal nem mecanicista, muito menos pós-moderna e idealista, mas sim materialista-histórica e dialética. 26/07

19h35
às
20h35

Dança Contempop: corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se

danca contempop

Odailso Berté Editora UFSM Breve descrição da obra: Inspirada em imagens e procedimentos criativos das artistas Frida Kahlo, Pina Bausch e Madonna, a Dança Contempop entrecruza dança contemporânea e cultura pop provocando borramentos nas fronteiras entre imagens eruditas e populares, femininas e masculinas. Tomando como procedimento criativo as relações de afeto entre corpos e imagens, a Dança Contempop expande o conceito de imagem entendendo-o como artefato cultural com o qual o corpo se relaciona, ideia que o corpo pensa e ação que se dá a ver no movimento do corpo. Ao fazer uso das relações corpo-imagem da ball culture e da dança vogue, a Dança Contempop se organiza como dança performativa, propondo instigantes possibilidades para processos criativos e pedagógicos em dança. 26/07

19h35
às
20h35

Desafios para a Educação Democrática e Pública de Qualidade no Brasil

desafios para a...

José Aguiar Nobre; Samuel Mendonça Appris Desafios para a educação democrática e pública de qualidade no Brasil defende certa vitalidade do pensamento do educador baiano, Anísio Teixeira, ao retomar a sua Filosofia da Educação e, concomitantemente, evidenciar problemas que parecem, senão insuperáveis, ao menos persistentes em nossa história, em razão da resistência de certos setores de nossa sociedade, dentre outros fatores, em democratizar a educação pública e fazê-la com uma qualidade tal que, antes de servir ao mercado, priorize a formação do cidadão de acordo com os princípios da ética democrática. 26/07

13h00
às
14h00

 

Diálogos epistemológicos e culturais

dialogos epistemologicos

Regina Cely de Campos Hagemeyer, Ricardo Antunes de Sá,-  Cleusa Valério Gabardo W&A A Coleção: Pesquisa em Cultura e Escola, inicia com o presente livro, de título: Diálogos epistemológicos e culturais. A obra consiste em oportunizar a autores/as, professores/as pesquisadores/as que integram a linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, e a seus convidados e co-autores, a divulgação de suas produções, estudos e pesquisas na Pós graduação da Universidade Federal do Paraná. No texto de apresentação elaborado pelos organizadores sobre os temas abordados, considera-se que a pesquisa sobre os processos culturais da escola, revela temas plurais, mas que conservam a unidade e a identidade que circundam o tema da educação escolar, como objeto de estudo e pesquisa  da referida Linha de pesquisa.  Os temas de cada abordagem, importam para os objetivos do livro, em dupla dimensão: o pensar e o fazer docente, implicados nos processos de ensino escolar e da formação e desenvolvimento profissional docente, permeados por processos culturais locais e da sociedade mais ampla, considerados numa perspectiva histórica, social e educacional. Nos artigos são aprofundadas as posições epistemológicas e metodológicas de investigação desenvolvidas pelos professores autores no âmbito das disciplinas da Linha de pesquisa, em suas trajetórias de orientação de dissertações e teses, retomando paradigmas, aprofundando e ampliando as visões de autores como Bakthin, Bourdieu, Apple, Chartier, entre outros, com novas visibilidades sobre as teorizações destes e de outros autores, aplicados a temáticas cuja discussão se torna necessária aos processos da escolarização contemporânea. A intenção é de que se propicie ao leitor um espectro epistemológico e temático que ao ser tratado nos artigos, possa oferecer aos leitores e pesquisadores, o suporte à formação de mestres, doutores e pós doutores dessa linha de pesquisa e da pós graduação em educação, abrindo-se ao público de estudantes e professores da UFPR e comunidade externa . 25/07

19h35
às
20h35

Ecologia Cosmocena: a redefinação do espaço humano no cosmos

ECOLOGIA COSMOCENA - CAPA

Vilmar Alves Pereira Garcia Edizioni Este obra tem a pretensão de propor ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental uma nova compreensão sobre as discussões no que se refere à relação humanidade-natureza. Reconhecendo o horizonte da era Antropocena, em que se avalia o impacto das atividades humanas como determinantes na alteração ecológica do planeta, sugerimos uma Ecologia que denominamos Cosmocena – não enquanto uma era, mas enquanto uma necessidade hermenêutica de reposicionarmos a referida relação. Trata-se de um estudo de inspiração em leituras da Hermenêutica (Gadamer, 2002); Física Quântica e Ecologia (Capra, 2006; 2011); Pensamento Pós-Metafísico (Habermas, 2002; Leff, 2006); Astrofísica e Filosofia – Inteligência Espiritual (Zohar; Marshall, 2012); Ecologia e Ética (Boff, 2012); Ambientalismo e Medicina (Lovelock, 2010), e Biodiversidade (Wilson, 2008). Esses referenciais nos indicam a possibilidade de uma ecologia com maior sintonia entre a natureza e o homem, redefinindo olhares, vivências e aprendizagens com o cosmos. Os estudos que compõem esta obra são resultados de um esforço hermenêutico de compreendermos melhor os Fundamentos da Educação Ambiental e suas contribuições para nossas pesquisas e vivências nesse terreno. De certa forma traduzem diferentes olhares de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA –FURG, de Doutores e Pós doutores, Egressos do Programa e atuais Doutorandos. Alguns cursaram a disciplina de Hermenêutica e Educação Ambiental no primeiro semestre do ano de 2015. São pessoas especiais que em algum momento em suas pesquisas reconhecem a perspectiva hermenêutica como um novo modo de ser que promove ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental contribuições muito profícuas na busca de alargamento de sentido de temáticas que até então encontrávamos algumas limitações no tratamento cotidiano. Sem jamais ter a pretensão de novos receituários, aqui apresentamos a Hermenêutica Filosófica como mais uma forma de interpretar e compreender as relações socioambientais pelo horizonte lingüístico. 25/07

19h35
às
20h35

Educação a Distância – desafios e oportunidades

ed a distancia

Aléssio da Rosa Appris O livro, Educação a Distância, desafios e oportunidades, quer provocar uma importante reflexão sobre a formação, seja de modo presencial, sobretudo por meio da modalidade de Educação à distância, a EAD. A formação à distância tem crescido exponencialmente nos últimos anos em nosso país. Aliado à grande oferta dos mais variados cursos e em diversas áreas, as oportunidades para acesso a formação cresceram muito principalmente na última década.  Surgem alguns questionamentos, ao lado da grande oferta, haverá igualmente uma preocupação com a qualidade dos cursos ofertados? Será que a educação à distância realmente aproxima o estudante de uma formação de qualidade, adequada aos seus horários devido à exigência do mundo do trabalho? Nesse novo filão mercadológico pensa-se mais na formação de qualidade do aluno ou na oferta de um novo produto a um cliente? Buscando responder às referidas inquietações nos servimos da importante contribuição de Theodor Adorno (1903-1969) para a análise da sociedade, bem como do mundo da cultura e da educação. Adorno foi um dos grandes teóricos da Escola de Frankfurt. Seus escritos sobre Cultura de Massa, Autonomia, Formação e Semiformação, contribuíram de modo significativo para uma análise crítica da sociedade moderna, bem como oportunizaram grandes questionamentos sobre as direções da dita sociedade pós-moderna ou contemporânea. Por isso sua importante contribuição para uma análise mais aprofundada sobre Formação/Educação à Distância: desafios e oportunidades.  Ao longo da leitura do nosso livro, você perceberá caro leitor, que o conceito de formação em Adorno é um excelente referencial para pensar a EAD e seus processos pedagógicos. 26/07

13h00
às
14h00

Educação Ambiental em foco

ed ambiental em foco

 

Carla Luciane Blum Vestena e Fabio Marques de Souza Pedro e João A obra aborda vários olhares, decorrendo pela Educação Ambiental em diferentes níveis de ensino; debate acerca do respeito e sua importância na formação docente a partir da Educação Básica, destacando e problematizando o papel da universidade e o compromisso em contribuir na formação de educadores ambientais, no sentido de, reconhecer a Educação Ambiental na contextura do Projeto Político Pedagógico, toando como referencial orientador dos currículos e das diversas práticas educativas. 26/07

18h30
às
19h30

Educação ambiental: redes e sustentabilidade Irene Carniatto; Maria Arlete Rosa; Maria Manuela Moraes; Wilson João Zonin UTP Este livro apresenta os diferentes olhares sobre a educação ambiental, apresentados no CIRPEA – Colóquio Internacional da Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica e no XIV EPEA – Encontro Paranaense de Educação Ambiental realizados no Campus de Cascavel da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Os artigos deste livro sistematizam importantes elementos articuladores da rede de diálogos estabelecida nos eventos, como possíveis contribuições para os debates no campo da educação ambiental. Na perspectiva de diferentes olhares da educação ambiental os artigos tratam de temas como: a educação ambiental nas instituições de ensino superior, a formação, as práticas educativas socioambientais e a bacia hidrográfica como território estruturante da gestão de políticas públicas e das ações educativas socioambientais. As diferentes áreas de políticas públicas, com destaque para as políticas de educação, educação ambiental e meio ambiente, constituem-se como contexto dos temas presentes neste livro. A articulação dos educadores ambientais pela organização da Rede Paranaense de Educação Ambiental – REA-PR e a Rede de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, proposta em interação entre as instituições de ensino superior, têm no caminho adianteproposto a consolidação da Política de Educação do Paraná como um desafio enquanto território de sustentabilidade, nesse sentido aqui se registra o convite e o objetivo de tornarmos nossos espaços de vida em territórios e comunidades sustentáveis. 25/07

13h00
às
14h00

Educação e formação continuada: uma análise do pacto nacional do ensino médio – percalços, desafios e possibilidades

educacao e form continuada

Hildegard Susana Jung – Edite Maria Sudbrack CRV A obra discute os reflexos de uma política educacional abrangente e mobilizadora para a última etapa da Educação básica: o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Baseadas empiricamente, as autoras acreditam que os encontros de formação, embora não livre de tensões, auxiliaram na elevação da qualidade do ensino nas escolas pesquisadas. 25/07

13h00
às
14h00

Educação e pesquisa participante: um estudo sobre a atitude transdisciplinar no Ensino Fundamental

ed e pesquisa participante

Sueli Perazzoli Trindade,  Ortenila Sopelsa CRV O desafio da educação, no tempo atual, encontra-se na formação transdisciplinar. Efetivamente, consiste em tornar os conceitos trabalhados em sala de aula significativos e, assim, promover a compreensão critica dos conteúdos, mediante relações intersubjetivas, mediadas pelo diálogo, a partir da perspectiva dialética entre as partes e o todo, que constitui o centro da pedagogia mediadora da formação de subjetividades capazes de dar conta das demandas do atual processo histórico, marcado pelas incertezas, no qual o conhecimento precisa estar sempre se reconstruindo para acompanhar as transformações tecnológicas, enfim da historicidade contemporânea. Os processos do ensino e da aprendizagem na escola precisam ser colaborativos, integradores, articuladores, com as emoções e os sentimentos presentificados. O espaço escolar necessita permitir a aprendizagem. O professor precisa ser um aprendiz que se transforma junto com os alunos na construção da autoria e da autonomia. Uma proposta transdisciplinar exige mais integração entre currículos e planejamento, ou seja, entre objetivos, conteúdos, atividades, métodos e avaliação. Isso implica mais relações entre os professores, o que pode ser traduzido por mais tempo para preparação e avaliação das aulas; mais estudos, leituras, reflexões e discussões. No âmbito da educação, a transdisciplinaridade considera o aluno um ser integral em suas habilidades e competências para dialogar e construir um conhecimento significativo, que se encontra entre as diferentes áreas do conhecimento, por meio das práticas pedagógicas que transcedem para além do ensino fragmentado disciplinar. 25/07

19h35
às
20h35

Educação em direitos humanos: qual o sentido?

ed em direitos humanos

Ettiène Guérios e Tânia Stoltz UNIJUÍ A obra espelha a discussão em torno do difícil terreno da educação em direitos humanos. Longe de apresentar resposta conclusiva, representa o próprio exercício da diferença, na tentativa de aproximação a um conhecimento e a uma ação efetiva em torno da temática da educação em e para direitos humanos, entendendo esta como uma luta em busca da manutenção e emancipação da vida em suas diferentes formas. Reúne autores nacionais e internacionais. 25/07

19h35
às
20h35

Educação Infantil na Proposta Curricular de Santa Catarina: desafios e possibilidades

SIMONE FELDHAUS

Simone Terezinha Feldhaus de Souza e Maria de Lourdes Pinto de Almeida CRV O livro é fruto de uma pesquisa sobre a Educação Infantil na Proposta Curricular de Santa Catarina, proposta esta que surgiu na década de 1980, em um contexto de redemocratização política no país com o fim da ditadura militar e o auge de um movimento de discussões educacionais. Na Proposta Curricular de Santa Catarina, percebe-se a preocupação com a Educação Infantil, tanto que, em determinado momento, instituiu-se um grupo de educadores dessa modalidade de ensino para estudar essa fase da educação, separando-a da alfabetização e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para estudar essa realidade, a pesquisa foi elaborada a partir de estudos bibliográficos e documentais, que proporcionaram subsídios acerca das questões que nortearam a investigação, bem como o conceito e articulação que a Proposta Curricular de Santa Catarina traz sobre a Educação Infantil e a inserção desta no ensino municipal. Acreditamos que esta pesquisa foi de fundamental importância para investigar e discutir qual o discurso da Proposta Curricular de Santa Catarina sobre a Educação Infantil e se os municípios estão utilizando este documento como norteador das ações para essa área específica da educação 26/07

18h30
às
19h30

Entre fadas e bruxas: o mundo feerico dos contos para crianças e jovens

entre fadas

Eliane Debus e Regina Michelli Dialogarts O livro reúne nove artigos de pesquisadores nacionais e  internacionais sobre a temática dos contos de fadas a partir de diferentes linguagens. 26/07

18h30
às
19h30

Escolas públicas no/do campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica

escolas publicas no do campo

Maria Antônia de Souza UTP É uma obra que analisa as Escolas Públicas no/do Campo: letramento, formação de professores e prática pedagógica, constituída de nove capítulos produzidos no contexto da investigação intitulada “Realidade das escolas do campo na Região Sul do Brasil: diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores”, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas – NUPECAMP, vinculado ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação – da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, em parceria com as universidades federais de Santa Catarina – UFSC e de Pelotas – UFPel. Os principais temas trabalhados no livro são: educação do campo, escola pública, letramento e formação de professores, formação de professores, formação continuada, prática pedagógica e escolas multisseriadas. 26/07

19h35
às
20h35

Estado, políticas públicas e educação

estado pol publicas e ed

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Marilda Pasqual Schneider e Jaime Moreles Vázquez Mercado de Letras Organizada por docentes da Universidade do Oeste de Santa Catarina em parceria com professor da Universidade de Colima – México, a obra discute acerca do papel do Estado no contexto das políticas públicas para a educação a partir de diferentes abordagens, pontos de vista e realidades. Os textos apresentados na modalidade coletânea estão dispostos em dois grandes eixos de discussão, os quais sintetizam as opções teórico-metodológicas dos autores no entrelaçamento das relações entre Estado, políticas públicas e educação: Estado e Políticas de Avaliação / Políticas Publicas e Educação. Para além das discussões que a abordagem do tema proporciona, esta coletânea permite desvelar realidades que, apesar de terem como referência cenários distintos do ponto de vista da localização geográfica de seus autores, demonstram o caráter homogêneo de muitas políticas públicas posto resultarem de mudanças sistêmicas e globais empreendidas no tocante ao papel do Estado. 26/07

13h00
às
14h00

Expansão privado-mercantil da educação superior no Brasil

expansao

Vera Lúcia Jacob Chaves, Olgaíses Cabral Maués e Salomão

Mufarrej Hage

 

Mercado de Letras A coletânea intitulada “Expansão privado-mercantil da educação superior no Brasil”, reúne estudos e pesquisas produzidos pelos investigadores de várias universidades brasileiras que integram a Rede Universitas/Br e participam do Observatório da Educação “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil” financiado pelo OBEDUC/CAPES e que apresentaram suas análises, críticas e contribuições no XXIII Seminário da rede realizado na Universidade Federal do Pará, em maio de 2015. Espera-se que a leitura dos doze textos que integram a coletânea possa subsidiar novos estudos e pesquisas que propiciem o aprofundamento das discussões sobre as políticas de expansão que têm afetado a educação superior brasileira, em especial a nova configuração das instituições com a formação de oligopólios que reconstrói os caminhos da mercantilização, da privatização e do empresariamento da educação superior em um novo patamar com repercussão direta no financiamento, na formação do trabalhador, no trabalho do docente, na avaliação e na produção do conhecimento. 26/07

13h00
às
14h00

Formação da Rede em Educação Infantil: Avaliação de Contexto

formacao em rede e contribuicoes para

 

Gizele de Souza, Catarina Moro e Angela Scalabrin Coutinho Appris O presente livro é fruto da pesquisa sobre Avaliação de Contexto na Educação Infantil, processo investigativo vinculado ao Termo de Cooperação Técnica da Universidade Federal do Paraná (sob coordenação de Gizele de Souza, Catarina Moro, Angela Scalabrin Coutinho) com a Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) – SEB/MEC e com a participação de outras universidades (UFRJ, UFMG, UDESC, Università di Pavia/Itália). A avaliação proposta para o segmento da Educação Infantil e aqui discutida tem muitos diferenciais, dentre estes o princípio de constituir-se em processo formativo, dialógico, participativo e reflexivo. Tal abordagem vem sendo proposta, no decorrer dos últimos 30 anos, por pesquisadores da Universidade de Pavia/Itália e tem sido efetivada em diversas creches e pré-escolas em território italiano. O diálogo com as professoras italianas – Anna Bondioli e Donatella Savio – e a consultoria por elas realizada permitiu a um grupo ampliado de pesquisadores brasileiros debater, aprofundar-se na abordagem e colocar em prática um percurso avaliativo, que busca refletir sobre a qualidade da Educação Infantil oferecida às crianças, desde bebês até os 6 anos de idade, em instituições de Educação Infantil. Os capítulos que constituem o livro trazem relatos com olhares próprios de cada grupo acerca das experiências e dos percursos de pesquisa efetivados em quatro cidades brasileiras, assim como são apresentados textos sobre a perspectiva teórico-metodológica sobre avaliação de contexto a partir do trabalho de consultoria das pesquisadoras italianas e das escolhas metodológicas que orientaram todo o percurso de estudo e de investigação. Os autores discutem os desafios e as vicissitudes da abordagem avaliativa em questão, assim como suas possibilidades diante da pluralidade da realidade da Educação Infantil brasileira. 25/07

13h00
às
14h00

Formação docente do PROEJA

formacao docente proeja

Neura Maria Weber Maron CRV O livro trata da formação de professores, para atuar no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – desenvolvido no Brasil, a partir de 2006, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, em várias edições do Curso de Especialização. 25/07

18h30
às
19h30

Fórum Ambiental: uma visão multidisciplinar da questão ambiental

forum ambiental-1

Allan Leon Casemiro da Silva; Sandra Medina Benini

Leonice Seolin Dias

 

ANAP A obra é composta de 21 capítulos que auxiliam o leitor a “desvendar o mundo científico não desvinculado da experiência, do empírico” sob várias óticas e caminhos de construção de “conhecimento contextualizador e inteligente de soluções aos inúmeros e complexos problemas que afetam o meio ambiente e, consequentemente, toda a vida existente no planeta”. Destaca-se o caminho da e pela Educação ambiental para desvendar a complexidade presente nesse campo do conhecimento. 25/07

19h35
às
20h35

Gestão pública escolar e avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica: da reflexão à transformação da prática pedagógica

gestao publica escolar e avaliacao...

Elaine Costa – Maria de Lourdes Pinto de Almeida CRV Este livro tem como pressuposto refletir a vinculação existente entre a gestão escolar e o índice do Ideb conquistado através das avaliações em larga escala e por performance. Para as políticas públicas, o mesmo constitui um instrumento importante como indicador de qualidade da educação básica no país, mediante dois conceitos basilares: fluxo escolar, composto pela taxa de aprovação, reprovação e abandono, adicionado ao resultado de desempenho dos alunos nas avaliações amplas. Diante dessa perspectiva, nosso objetivo foi analisar a gestão escolar em seu contexto específico a partir do resultado do Ideb/2009 e 2011 de cada escola selecionada para a referida pesquisa, investigando a influência da mesma nos resultados quantitativos. Desenvolvemos a pesquisa com gestores escolares públicos, oriundos de quatro escolas da cidade de Lages/SC, pertencentes à rede estadual de ensino. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista semiestruturada, no recorte de cinco gestores respondentes. Justificamos a escolha deste tema, com a intenção de provocar uma reflexão para a educação básica sobre os dois eixos centrais, gestão escolar e Ideb, desconstruindo as concepções agregadas aos resultados divulgados pelos órgãos oficiais e possibilitar a reconstrução de novos paradigmas. Esta obra foi fruto de uma pesquisa realizada com o financiamento do Observatorio de Educação da CAPES/INEP e foi inserida em um projeto macro que refletiu sobre a “relação entre o desempenho dos alunos das Escolas Estaduais das regiões Sudeste e Sul, segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009 e a formação/atuação de seus professores”. Envolvendo a Unicamp, a UNIPLAC e a UNOESTE. 25/07

13h00
às
14h00

Hermenêutica & Educação Ambiental no Contexto do Pensamento Pós-Metafísico

HERMENEUTICA E EDUCACAO - CAPA

Vilmar Alves Pereira Garcia Edizioni Os estudos que compõem esta obra são resultados de um esforço hermenêutico de compreendermos melhor os Fundamentos da Educação Ambiental e suas contribuições para nossas pesquisas e vivências nesse terreno. De certa forma traduzem diferentes olhares de Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA –FURG, de Doutores e Pós doutores, Egressos do Programa e atuais Doutorandos. Alguns cursaram a disciplina de Hermenêutica e Educação Ambiental no primeiro semestre do ano de 2015. São pessoas especiais que em algum momento em suas pesquisas reconhecem a perspectiva hermenêutica como um novo modo de ser que promove ao campo dos Fundamentos da Educação Ambiental contribuições muito profícuas na busca de alargamento de sentido de temáticas que até então encontrávamos algumas limitações no tratamento cotidiano. Sem jamais ter a pretensão de novos receituários, aqui apresentamos a Hermenêutica Filosófica como mais uma forma de interpretar e compreender as relações socioambientais pelo horizonte lingüístico. 25/07

19h35
às
20h35

História Intelectual e Educação: Trajetórias, Impressos e Eventos

historia intelectual

Carlos E. Vieira, Dulce R. B. Osinski, Bernadete L.S. Strang Paco Editorial O lugar ocupado por este livro está situado na interseção entre três tradições historiográficas: as histórias da educação, intelectual e dos intelectuais. Essa aproximação entre diferentes temas, problemas e métodos de pesquisa visou produzir a escrita de uma história articulada às análises das linguagens, das profissões ligadas à esfera cultural, das formas de transmissão da cultura e dos meios e dos lugares de construção do conhecimento. Em termos teóricos e temáticos os estudos reunidos neste livro exploram, de forma prevalente, as ideias de Gramsci, Bourdieu, Skinner e Pocock, tendo como foco principal a prática social dos intelectuais, particularmente daqueles que se engajaram direta e intensamente na difusão do discurso sobre a relação entre educação e modernidade. 26/07

19h35
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20h35

Influência dos organismos internacionais nas políticas educacionais: só há intervenção quando há consentimento?

influencia dos orgs

Silvia Regina Canan Mercado de letras O grande objetivo desse ensaio é trazermos parte do resultado do estudo desenvolvido no Doutorado em Educação, permitindo que o leitor se aproprie do entendimento sobre o panorama educacional, para que possa fazer uma leitura mais crítica do que nos rodeia em especial no campo das Políticas de Educação. 25/07

13h00
às
14h00

Intelectuais, modernidade e formação de professores no Paraná (1910-1980)

Scanned Document

Carlos E. Vieira, Dulce R. B. Osinski, Marcus L.A.Bencostta Ed.UFPR Este livro propõe uma reflexão em torno do papel de educadores que exerceram funções intelectuais no âmbito da formação de professores e da melhoria da qualidade do ensino no Paraná. O seleto grupo aqui analisado é formado por educadores que se envolveram nas políticas, nos projetos e nas práticas de formação de professores, a saber: Lysimaco Ferreira da Costa, Raul Rodrigues Gomes, Erasmo Pilotto, Pórcia Guimarães Alves, Eurico Back e Ivany Moreira. O livro traz a lume um conjunto de estudos que analisa e dissemina informações sobre experiências relevantes e diferenciadas no âmbito da valorização da carreira docente. Contribui desse modo, para a história da educação paranaense e brasileira, redimensionando as interpretações já existentes. Penetrar nessas histórias e conhecer as trajetórias pode ser um bom motivo para retomarmos às indagações a respeito de nossos próprios horizontes, como educadores e como responsáveis pela produção de uma interpretação a respeito da vida social, dos rumos da política e das práticas educacionais vigentes na vida contemporânea. 26/07

19h35
às
20h35

Internacionalização na Educação Superior: políticas, integração e mobilidade acadêmica

internacionalização na ed superior

 

Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira e Marcia Regina Selpa Heizle Edifurb A internacionalização já está sendo considerada como a quarta função da universidade contemporânea. Nas páginas deste livro você, leitor, encontrará estudos e relatos sobre a internacionalização que, cada vez mais, se torna um aspecto constitutivo da formação universitária. Alguns dos textos questionam a direção que toma a internacionalização ora oscilando para uma ação intercultural e solidária, ora vista como mais um braço da mercantilização da educação superior. Outros textos discutem os programas que promovem a mobilidade de estudantes, docentes, pesquisadores, gestores e de outros cidadãos, bem como apresentam relatos de vivência em países como Finlândia, China, Alemanha, Suécia, Portugal, Chile, Cuba, com instigantes e interessantes pontos de vista sobre cultura, política universitária, ensino e metodologias. Há ainda textos que ao considerar a internacionalização uma realidade, discutem a necessária organização institucional e suporte acadêmico para atender às demandas dessa nova função acadêmica. A leitura da obra certamente favorecerá um amplo olhar para a compreensão da nova era da internacionalização que vive a universidade. 25/07

18h30
às
19h30

Juventude e Ensino Médio: sentidos e significados da experiência escolar

capa 1

Monica Ribeiro da Silva e Rosangela Gonçalves de Oliveira UFPR/

Setor de Educação

A coletânea é resultado da pesquisa coordenada pelo Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná, financiada no âmbito do Observatório da Educação da CAPES. A pesquisa “Juventude, Escola e Trabalho: sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por jovens que buscam a educação profissional técnica de nível médio” teve por finalidade estudar, considerando a interlocução direta com jovens estudantes do Ensino Médio, o significado que eles atribuem à escola e em que medida tais significados estão relacionados às razões do abandono ou da permanência na escola. Além dos doze artigos que resultaram da referida pesquisa. o livro traz mais dois textos, de autores convidados. 25/07

19h35
às
20h35

Leitura de Revista na Infância

leitura de revista

Flãvia Brocchetto Ramos e Neiva Senaide Petry Panozzo Paco A obra discute peculiaridades de revistas infantis como Recreio e Ciência hoje das crianças e analisa também o modo como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental interagem com esses periódicos. A pesquisa foi realizada com estudantes de escolas públicas e particulares matriculados em escolas situadas no município de Caxias do Sul. 25/07

18h30
às
19h30

Marxismo e Antropologia: o conceito de “essência humana” na Filosofia de Marx

marxismo e antropologia

György Márkus Tradutor – Rafael Rodrigo Mueller Expressão Popular/

EdUNESC

 

Marxismo e Antropologia é um excelente estudo da concepção de ser humano na obra de Karl Marx. Escrito em linguagem clara e precisa, alcança de maneira particularmente bem-sucedida o equilíbrio entre uma exposição acessível a leitores não especialistas e o rigor analítico indispensável à compreensão do pensamento marxiano. Esse livro de György Márkus aborda as relações entre o natural e o social, a atividade e a consciência, a objetivação da cultura e sua apropriação, a individualidade e a socialidade, a humanização e a alienação, a liberdade, a universalidade e o caráter essencialmente histórico das características definidoras do gênero humano. O leitor já familiarizado com a obra de Karl Marx encontrará neste livro um estimulante interlocutor. Quem ainda não tenha se aventurado pelos meandros da obra do grande pensador alemão encontrará neste livro um auxílio e um impulso nessa direção. 25/07

18h30
às
19h30

Mídias na Formação de Professores(as): limites e possibilidades

midias na formacao

Denise Rosana da Silva Moraes Paco Editorial Um mapeamento do terreno brasileiro, por meio da análise de um programa de formação denominado “Mídias na Educação” e, observação in loco de programas e políticas de orientação do uso das tecnologias nas escolas portuguesas expressa que a função como educador é contribuir para que as tecnologias e mídias no espaço da escola e da sala de aula sejam problematizadas e significadas pedagogicamente. 26/07

13h00
às
14h00

Mulheres do campo e aprendizagens culturais de gênero

mulheres do campo

Nilda Stecanela – Pedro Moura Ferreira CRV Mulheres do campo e aprendizagens culturais de gênero é um livro que procura explorar a dimensão cultural associada às origens imigratórias nas configurações de gênero das mulheres do campo, buscando dar visibilidade aos comportamentos das comunidades rurais da região da Serra Gaúcha e às tradições culturais e de socialização deixadas por uma história de imigração portuguesa, italiana e alemã, visando a desconstrução do paradigma da naturalização das relações de gênero, questionando as justificações culturais que fazem do respeito às tradições uma guilhotina que ameaça e cerceia os direitos e a liberdade da mulher do campo. O objetivo da pesquisa que origina o texto deriva da existência de razões que apontam para que essa dimensão possa desempenhar uma influência mais importante nas zonas rurais do que nas urbanas. Com efeito, o maior isolamento das zonas rurais tende a subtraí-las do contágio cultural que as concentrações urbanas exercem sobre os indivíduos e os grupos sociais, permitindo uma relativa preservação das suas identidades e tradições culturais. Considerando que essas constituem uma espécie de moldura na qual as aprendizagens de gênero se enquadram, as diferenças culturais podem ser responsáveis por distintas manifestações de desigualdade. Por exemplo, culturas que exacerbam o domínio masculino sobre as mulheres acentuam as desigualdades de poder e potenciam a violência. É, portanto, crítico perceber em que sentido a relativa preservação cultural pode, ela própria, promover aprendizagens específicas que contribuem para prolongar a “naturalização” das desigualdades. 26/07

13h00
às
14h00

Mulheres no Octógono: performatividades de corpos, de gêneros e de sexualidades

mulheres no octogono

Carla Lisbôa Grespan Appris Com foco no Mixed Martial Arts – (MMA) ou Artes Marciais Mistas, e dentro da temática das mulheres que praticam esportes socialmente considerados para homens, Carla Grespan analisa de que modo as performatividades de corpos e de sexualidades reiteram e/ou subvertem os discursos sobre as relações de gênero que permeiam as práticas corporais e esportivas por meio dos discursos midiáticos veiculados nas reportagens e comentários postados pel@s usuári@s de dois sites -Combate e Tatame – tendo como pano de fundo a inserção das lutadoras no Ultimate Fighting Championship (UFC). 26/07

13h00
às
14h00

New Perspectives in Philosophy of Education

new perspectives

David Lewin, Alexandre Guilherme, Morgan White Bloomsbury (New York e London) New Perspectives in Philosophy of Education seeks to build a bridge between philosophical reflection and socio-political action by developing a range of critical discussions in the areas of ethics, politics and religion. This volume brings together established authorities and a new generation of scholars to ask whether philosophy of education can contribute to political and social discourse, or whether it is destined to remain the marginal gadfly of mainstream ideology. 26/07

18h30
às
19h30

O desenvolvimento profissional docente em discussão

o desenvolvimento profissional

Marielda Pryjma UTFPR Os vinte e três textos que compõe esta coletânea são fruto de reflexões teóricas ou pesquisas realizadas no campo da educação, situada a ênfase no desenvolvimento profissional docente. A grande diversidade de autores, oriundos de distintas Instituições de Ensino Superior localizadas no cenário brasileiro e alguns advindos do contexto internacional, revela uma multiplicidade de relações entre as temáticas que se entrecruzam na centralidade da “Rede de Aprendizagem em Foco”. Assim as pesquisas se projetam em torno de três temáticas, a saber: a)  aprendizagem docente na formação inicial e inserção profissional; b) políticas e processos de avaliação da aprendizagem docente e c) aprendizagem em serviço e desenvolvimento profissional docente. Considerando o enfoque da obra, os capítulos aqui apresentados buscam analisar as questões relativas ao processo formativo dos professores e indicam possibilidades para o seu desenvolvimento, bem como revelam alternativas de acompanhamento profissional e apresentam possibilidades para a formação, sempre na tentativa de aprimorar a prática docente. 26/07

18h30
às
19h30

O ensino do Design: política de formação e prática educacional

o ensino do design

Karina Tissiani

 

CRV O livro refere-se ao ensino do Design e às relações entre a política de formação e a prática educacional existente no curso de Design da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Xanxerê. Teve como objetivo analisar a política curricular de formação para graduação em Design, levando em conta os pressupostos norteadores para o desenvolvimento dos seus Projetos Pedagógicos, verificando como tais políticas são interpretadas na prática educacional. Como orientação metodológica geral, fez-se uso da abordagem dos ciclos das políticas educacionais proposta por Ball (1994), dando especial ênfase aos contextos da influência, da produção de textos e da prática. Na obra, os documentos oficiais analisados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Design (DCNs), aprovadas em 3 de abril de 2002 e seus posteriores desdobramentos estabelecidos por meio da Resolução CNE/CES 5/2004, bem como o vigente Projeto Político-Pedagógico (PP) dos cursos de Design da Unoesc, aprovado pela Resolução 92/CONSUN/2007, do Conselho Universitário da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em 12 de setembro de 2007. Como resultado, constata-se grande consonância entre as DCNs e o PP do curso, sendo visíveis as questões de flexibilização, multidisciplinaridade, inovação e integração curricular como pressupostos norteadores. No entanto, observa-se que, no campo da prática, a necessidade de maior integração entre o que é preconizado na política e as condições efetivas de sua aplicação, evidenciando que a política existe, mas nem sempre sua aplicação é possível. 26/07

13h00
às
14h00

O Ensino Médio: suas políticas, suas práticas – Estudos a partir do Programa Ensino Médio Inovador

Print

Monica Ribeiro da Silva UFPR/

Setor de Educação

Nesta coletânea se apresentam análises centradas em trajetórias de oferta, políticas e práticas de Ensino Médio com ênfase para as que foram desencadeadas a partir das induções feitas pelo Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). São ao todo sete artigos que evidenciam o quanto o Ensino Médio se constitui em um campo de disputas na atualidade brasileira, seja quanto aos seus significados e finalidades, seja quanto às suas práticas e políticas. 25/07

19h35
às
20h35

O Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa: apontamentos e discussões sobre o chamado Processo de Bolonha e suas influências

O Espaço Europeu

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Altair Fávero e Afrânio Mendes Catani CRV Muito se tem falado sobre a Reforma Universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior. Muitas pesquisas, várias publicações, inúmeros estudos sobre esta temática na Europa e no Brasil. Este livro possui um conjunto de textos que vai discutir esta mesma questão, mas na América Latina. Esta obra tem como objetivo apresentar diferentes pontos de vista sobre os impactos do Processo de Bolonha na Educação Superior da América Latina.  O questionamento gira em torno do papel da “educação superior” latino-americana diante da Reforma no Espaço Europeu sofrido pós Processo de Bolonha.  Este livro na modalidade coletânea possui nove capítulos mais a apresentação e o posfácio. Os pesquisadores aqui reunidos foram escolhidos por possuírem investigações desenvolvidas neste eixo temático que a coletânea se propõe discutir. Acreditamos que mesmo diante desta realidade histórica que estamos vivendo nesta segunda década do século XXI, o papel do pesquisador enquanto um “intelectual orgânico”, engajado na luta política, torna-se fundamental na concepção de luta de classe gramsciana. Nesta perspectiva, a universidade pode ser pensada como um duplo e articulado campo de atuação, ou seja, como incremento da força produtiva e como um confronto político-ideológico, da busca de hegemonia e de supremacia (momento para unificar o consenso e a conquista do poder de “fato”). Pensando nisso, decidimos então, construir este livro, acreditando ser possível levantar um debate científico diante deste contexto que se faz presente, não somente na Universidade Brasileira, mas nas Instituições de Educação Superior de praticamente toda América Latina. Chega de estudar somente realidades europeias e brasileiras diante desta temática. Não podemos virar as costas para o que está se passando no continente latino-americano. Precisamos acima de tudo fazer a diferença aqui, na nossa região, para depois pensarmos em uma mediação em outros contextos históricos. 26/07

18h30
às
19h30

O processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior

o processo de formacao

Ricardo Antonio de Marco CRV A dinâmica e a velocidade cada vez maior das mudanças – sociais, econômicas e culturais –, da sociedade moderna, caracterizam um novo cenário para o ensino superior neste novo milênio. Tratam-se de transformações globais e de mudanças significativas nos valores, crenças pessoais e culturais, que culminam na consolidação da chamada sociedade do conhecimento. Neste livro registram-se os resultados de uma pesquisa feita com o objetivo de conhecer melhor a realidade do processo de formação de estratégias nas IES do Estado de Santa Catarina. Para este intento, utilizou-se uma pesquisa quantitativa do tipo survey, por conseguinte, a análise dos dados valeu-se da estatística multivariada, elemento que permitiu maior acurácia na observação das informações coletadas. 26/07

19h35
às
20h35

Observatório de violência de gênero: entre políticas públicas e práticas pedagógicas

Capa Final

Crishna Mirella de Andrade Correa, Eliane Rose Maio CRV Este livro foi desenvolvido por alunos e alunas de diversos cursos da Universidade Estadual de Maringá, com dois objetivos: 1) analisar a escola como porta de entrada da violência contra a mulher, através de entrevistas com professoras e professores de Sarandi/PR; 2) traçar um diagnóstico da rede de atendimento à mulher em situação de violência a partir do olhar das/os agentes que atuam em Maringá/PR. 26/07

19h35
às
20h35

Oficinas pedagógicas cooperativas: a motivação docente na formação continuada

oficinas pedagogicas cooperativas

Denise Dalpiaz Antunes CRV O texto revela uma pesquisa de Doutorado, onde a autora apresenta, vivências em Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo; uma proposta de motivação docente na Educação Continuada. Ainda, a participação nas oficinas destaca a possibilidade de professores promoverem o autoconhecimento e a descoberta dos motivos pessoais que os levaram à docência, na partilha de sentimentos e reflexões das ações educativas. 26/07

19h35
às
20h35

Parte inferior do formulário Formação Docente e Políticas Públicas: cenários e desafios

parte inferior

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Vera Marques Santos Letras Contemporâ-neas Indo, muitas vezes, na contramão dos discursos pedagógicos que circulam entre nós, Nadja Hermann, destacada especialista em Filosofia da Educação, apresenta-nos um valioso estudo acerca das relações entre ética e educação. Num texto em que estão combinados o rigor e a leitura acessível, bem como os argumentos claros e a inventividade filosófica, a autora parte do entendimento de que só existem processos educativos na medida em que sempre há um outro a educar, numa relação carregada de ambiguidades e atravessada pela ética. E a própria ética, por sua vez, “se constitui nas complexas respostas produzidas pela interação com o outro”. Importantes questões – tais como alteridade, diferença, igualdade, formação na contemporaneidade e singularidade – perpassam toda a obra e são minuciosamente discutidas em sua complexidade. Desnaturalizando a presença do outro e o par sujeito-objeto na modernidade, Nadja Hermann recorre às contribuições de, entre outros, Schopenhauer, Nietzsche, Habermas, Freud, Gadamer e Derrida, de modo a traçar uma breve genealogia da alteridade. Como epílogo, a autora coloca a perturbadora pergunta: “pode a educação fazer justiça à singularidade do outro?”. Sem pretender chegar a uma resposta definitiva, ela propõe recorrer ao diálogo e à experiência estética “para o estabelecimento de uma reciprocidade possível entre o eu e o outro”. 25/07

13h00
às
14h00

Pensar é resistir: uma hermenêutica da condição humana

pensar e resistir

Adair Adams e Fábio César Junges FuRI O livro é um convite para um pensamento persistente que se põe a caminho na e pela meditação no interior do princípio época atual de um pensamento calculador. No pensar meditativo é possível compreender as possibilidades da reflexão na atualidade (Adorno), a tentativa de enfrentar a fuga do pensar (Heidegger), e a fuga da própria condição humana (Arendt). O pensar, nesta obra, tem seus pressupostos na hermenêutica contemporânea. Mas o caminho procura encontrar uma trilha reflexiva na tradição hebraica que também está na base de nossa cultura ocidental. Pois, nela, assim como nos autores contemporâneos presentes no texto, há indícios de um pensar resistente, que busca constantemente questionar, interrogar e enfrentar a questão do sentido do ser humano na organização de seu mundo. 25/07

18h30
às
19h30

Políticas educacionais e docência na contemporaneidade: uma análise para além do espaço pedagógico

Políticas Educacionais e Docência

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Lindomar Wessler Boneti e Thais Pascievith CRV Partindo da compreensão de que o mundo social se apresenta fundamentalmente sob dois vetores concorrenciais – um que representa o projeto da expansão das relações econômicas a partir de uma lógica capitalista liberal, e o outro que evidencia a diversidade de conhecimentos e saberes resultante da valorização das diferenças e singularidades sociais – os textos que compõem essa obra transitam sob um fio condutor que pressupõe existir a necessidade de romper com os fundamentos epistemológicos clássicos das políticas públicas educacionais em torno da Razão Moderna, em prol da inclusão, junto ao Estado e do meio produtivo, de novos agentes definidores de políticas públicas, trazendo ao debate novas lutas sociais, como é o caso do resgate do sujeito e das identidades sociais. Divididos em duas partes inter-relacionadas – 1. Políticas Educacionais e a Formação Docente e 2. Políticas Educacionais, multiculturalismo e conflitos no espaço da escola – os capítulos dessa obra apresentam pluralidade metodológica e contextual, o que potencializa o diálogo com leitores latino-americanos interessados nas políticas educacionais, na formação e nas práticas docentes em evidencia na contemporaneidade. 26/07

18h30
às
19h30

Políticas Educacionais Nacionais e Internacionais: perspectivas para a educação comparada

ROSE E CLARICE, POLITICAS

 

Rose Meri Trojan e Clarice Martins de Souza Batista CRV Este livro responde à necessidade que se evidenciou a partir de reflexões sobre o contexto educacional nacional e internacional, cada vez mais influenciado por influências externas e programas de avaliação de larga escala promovidos por órgãos nacionais e agências internacionais. E, também, pelo fato de a área de educação comparada, mesmo sendo um campo consolidado de pesquisas, ainda apresentar escassa produção e não contar publicação expressiva no Brasil. Tal como afirma Sevilla, no prefácio, “é necessário focalizar o estudo das políticas nacionais e das cada vez mais importantes políticas internacionais, tendo em conta os condicionamentos provenientes do incremento da internacionalização e da globalização”. Nesta perspectiva, os estudos apresentados têm o propósito de indicar tendências e alertar sobre as perspectivas e os limites de estudos comparados e de programas nacionais e internacionais de avaliação que produzem impactos nas políticas educacionais. Assim sendo, as análises apresentadas neste livro reafirmam a preocupação dos autores com temáticas pautadas em políticas educacionais que contribuam com a produção no campo da educação comparada. 25/07

18h30
às
19h30

Políticas públicas e regulação da educação: temas em debate

pol publicas e regulacao

 

Elton Luiz Nardi, Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Isabel Maria Torre Carvalho Viana Mercado de Letras Esta coletânea traz um conjunto de reflexões e análises acerca de questões e dilemas que atravessam as políticas educacionais na atualidade, mais especificamente quanto a opções políticas e práticas de regulação operadas no setor. Ao reunir trabalhos de pesquisadores do Brasil e de outros países, as discussões lançadas na obra são especialmente reforçadas pelo enfoque de diferentes domínios das políticas educacionais, assim como pela revista de estratégias, formas e mecanismos de regulação da educação postos em marcha nas últimas décadas e em diferentes contextos. Por essa via, os textos permitem evidenciar tanto a complexidade do fenômeno da regulação no campo educacional, como o seu caráter múltiplo e ampliado. É uma obra dirigida a estudantes e docentes da educação superior, a pesquisadores do campo das políticas educacionais e a todos aqueles que buscam ampliar o horizonte de suas análises sobre políticas públicas e regulação da educação. 26/07

13h00
às
14h00

Práxis da Avaliação: conflitos, contradições, dicotomias, fragmentos e vozes em busca de sentidos

praxis

Claudia de Oliveira Fernandes e Sonia Maria Chaves Haracemiv Educar em Revista O Dossiê tem uma história que compõe o tecido de vida dos autores e em particular de suas organizadoras, que, desde 2012, quando a obra começou a ser idealizada, numa parceria acadêmica de estudos e pesquisas entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Avaliação e Currículo (GEPAC). O trabalho visa questionar as práticas avaliativas do sistema e suas funções, buscando repensá-las nas dimensões teórica, técnica e cognitiva, quanto à transformação social, bem como compreender o estatuto político e epistemológico que dão suporte ao processo de ensinar e de aprender no espaço da escola, na qual a avaliação ocorre com diferentes lógicas e significados. 25/07

18h30
às
19h30

Psicopedagogia clínica & institucional: nuances, nexos e reflexos

psicopedagogica clinica

Nájela Tavares Ujiie CRV O livro Psicopedagogia Clínica & Institucional: nuances, nexos e reflexos é uma coletânea audaz que cumpre o designo de aprofundar e elucidar conhecimentos relacionados ao campo da Psicopedagogia, tanto na vertente clínica, quanto institucional, bem como oferecer clareza à atuação do psicopedagogo aos interessados da área, profissional capaz de estimular “brilho as estrelas”. A obra apresentada se constitui por onze capítulos que em seu bojo contempla múltiplos contextos e olhares, voltados à seara psicopedagógica e a aprendizagem humana, com rigorosidade metódica, científica e ao mesmo tempo demonstrando preocupação didática. Os autores conhecedores e pesquisadores de renome na área, na tessitura dos capítulos debatem a Psicopedagogia sob diferentes enfoques e pontos de vistas, e buscam clarificar nuances do campo de conhecimento, ao mesmo passo que evidenciam nexos e reflexos da atuação psicopedagógica de excelência, compromissada e comprometida com a aprendizagem humana, individual e coletiva. Embora se tenha buscado uma coerência e sequência interna na articulação dos capítulos é plausível afirmar que estes são uma obra coletiva integrada e também unidades independentes e podem ser lidos na ordem que melhor aprouver o leitor. Que tal iniciar a interlocução conosco! 26/07

19h35
às
20h35

Questões atuais da educação: sociedade complexa, pensamento pós-metafísico, democracia e formação humana Eldon Henrique Mühl; Cláudio Almir Dalbosco; Angelo Vitório Cenci Unijuí O livro apresenta uma unidade temática que foi sendo construída pela prática de cooperação entre os autores no debate sobre diferentes questões que desafiam a educação atual: sociedade plural e complexa, globalização, formação e pensamento pós-metafísico, educação, democracia, desenvolvimento e os desafios atuais da formação de pesquisadores e educadores. Para tratar destas questões, alguns conceitos foram confrontados pelos autores: sociedade plural e complexa, pluralidade, democracia, desenvolvimento, racionalidade e desafios atuais da formação humana. A articulação destes temas produziu um conjunto de reflexões sobre a educação contemporânea que poderá servir de referência para novas reflexões e para a mobilização de práticas educacionais transformadoras. A obra é resultante do projeto de cooperação entre as Universidades de Passo Fundo, Unicamp, Universidade de Kassel (DE),Universidade Autônoma da Província de Buenos Aires (AR) e Universidade do Minho (PT). 26/07

13h00
às
14h00

Setor de Educação e Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (1938-2014): histórias, memórias e desafios contemporâneos

setor de educacao

Carlos Eduardo Vieira e Nadia Gaiofatto Gonçalves UFPR Este livro é constituído por trabalhos de docentes do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de outros pesquisadores, que de alguma forma também se relacionam com esta instituição – seja em sua trajetória acadêmica e profissional, seja como objeto de pesquisa. O tema – Setor de Educação e o Curso de Pedagogia da UFPR – e a preocupação em reunir registros e pesquisas acerca dele decorrem de discussões iniciadas em 2011, quando foi nomeada uma Comissão responsável pela proposição e organização das comemorações de 40 anos do Setor de Educação (1973-2013) e de 75 anos do Curso de Pedagogia (1939-2014). Os textos contemplados no livro evidenciam uma profunda preocupação e identidade do então Setor de Educação e do Curso de Pedagogia da UFPR na formação de professores e pedagogos, por meio dos esforços institucionais no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, ao longo de sua história e no tempo presente. Pode-se compreender este livro como uma resposta a preocupações identificadas por aquela Comissão, quanto à necessidade de registro e de cuidados na constituição e preservação de acervos relacionados à história do Setor de Educação e do Curso de Pedagogia – e, mesmo, da própria UFPR. Embora esta obra esteja longe de abranger todas as dimensões de atuação e os agentes envolvidos na construção dessa história, espera-se que contribua para evidenciar possibilidades de investigação, e para incentivar outros pesquisadores a mobilizarem-se em relação ao tema. 25/07

19h35
às
20h35

Transições dos estudantes: reflexões iberoamericanas

transições dos estudantes

Tânia Regina Raitz e Maria Pilar Figuera Gazo CRV Tânia Regina Raitz e Maria Pilar Figuera Gazo ultrapassam fronteiras, rompem com o instituído ao colocarem em evidência a complexidade que envolve pensar, analisar e refletir sobre os processos de transição de estudantes universitários. Diferentes formas e distintas maneiras de fazer a passagem da condição de estudante para o mundo do trabalho são analisadas nos textos, cenas são capturadas do cotidiano e examinadas de forma cuidadosa. Mas, afora o potencial inerente da problemática posta em discussão nesta coletânea, este trabalho é revelador de um processo que estimula, anima e agrega sentido ao trabalho do investigador, somando-se na aposta nas parcerias e no trabalho efetivo das trocas e intercâmbios interinstitucionais. Se concretizando em espaços de agenciamentos e de aprendizados entre sujeitos/autores/leitores. Esta obra traduz o resultado de um trabalho de pesquisa permeado pelo diálogo e pelo movimento dinâmico das interações. Em tempos de virtualidade a busca pela compreensão do vivido concreto se aninha de forma competente e rigorosa nas análises produzidas, o que renova a aposta em continuar investindo na formação de novos pesquisadores, rompendo com a prática solitária da pesquisa, assumindo o solidário como princípio de trabalho. 26/07

18h30 às 19h30

Vozes do Cárcere: Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão

vozes do carcere

Cineiva Campoli Tono/ Maria Tereza uille Gomes/ Sonia Haracemiv CRV A obra é resultado de uma pesquisa que vem sendo realizada desde 2011 pela Secretaria de Estado da Justiça Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, Departamento de Execução Penal, em parceria, a partir de 2012, com a Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O projeto ouviu mais de 8000 detentos de 23 penitenciárias, buscando investigar a percepção dos detentos sobre a violência dentro e fora dos presídios e a forma como a dignidade humana é preservada no sistema carcerário. Foi pesquisada a violência quanto aos aspectos fisicos, psicológicos, moral, sexual, simbólico, institucional intramuro da prisão, bem como, a violência na infância e adolescência, e as relações do uso das tecnologias da informação e comunicação. Recebeu um Prêmio da ONU em 2013 pelo tema e suas dimensões. 25/07

18h30 às 19h30

 

Educação nas Ciências: Memórias de Ideias e Práticas

ed nas ciencias

Helena Copetti Callai UNIJUÍ O livro Educação nas Ciências: Memórias de Ideias e Práticas visa apresentar reflexões acerca das vivências dos envolvidos na produção do  Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, com textos que discutem as práticas e desafios ao longo dos 20 anos do Programa. 25/07

18h30 às 19h30

Coleção CONAE Paraná: reflexões e provocações

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Andréa Barbosa Gouveia; Andréa Caldas; Paulo Vinicius Baptista da Silva;  Mônica Ribeiro;  Angela Coutinho;  Adriana Dragone Silveira;  Ângelo Souza Appris A Coleção de livros CONAE Paraná: Reflexões e provocações marca o registro da trajetória de reflexões levadas a termo em diferentes municípios do Paraná na construção das etapas municipais e estadual do Estado na 2ª Conferencia Nacional de Educação- CONAE 2014.No Paraná as etapas municipais ou intermunicipais foram realizadas entre os meses de maio e junho de 2013, com vistas a discutir o documento referência da CONAE apresentado pelo Fórum Nacional de Educação. Em cada um dos 399 municípios paranaenses instituiu-se comissão organizadora que contou com apoio da União – através da UFPR – para realizar o evento que debateu o tema central da CONAE 2014, apresentou emendas e credenciou delegados dos diferentes segmentos e setores para a etapa estadual da CONAE. As emendas das conferências municipais / intermunicipais paranaenses foram construídas em mais de 200  conferências preparatórias municipais e ou intermunicipais viabilizando a ampla participação da comunidade escolar, administrações públicas e organizações da sociedade civil organizada. As conferências produziram 17 mil emendas ao documento referência, bem como revelaram a necessidade e a importância do debate sobre a política educacional no Estado. A coleção aqui apresentada compõe-se de 7 livros que abrangem os sete eixos de debate contidos no documento referência da CONAE 2014. Apresentam uma análise das emendas produzidas no Paraná, além dos principais temas em questão em cada eixo em artigos de especialistas nos diferentes temas.Estamos em processo de execução do Plano Nacional de Educação, lei 13.0005 e de construção de Planos Municipais e do Plano Nacional de Educação. Esperamos que a leitura da coleção possa alimentar o debate! Livro 1 –  O Plano Nacional de Educação e o sistema nacional de educação – organização Andréa Caldas; Livro 2 – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos – organização Paulo Vinicius Baptista da Silva; Livro 3 – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável – organização Monica Ribeiro; Livro 4 – Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência… – organização Angela Coutinho; Livro 5 – Gestão democrática, participação popular e  controle social – organização Adriana Dragone; Livro 6 – Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira  e condições de trabalho – organização Andrea Gouveia;  Livro 7– Financiamento da educação, gestão, transparência e controle  social dos recursos – organização Ângelo Souza. 26/07

18h30 às 19h30