Eixo 15 – Psicologia e Educação

O eixo psicologia e educação trata de dimensões teóricas e práticas do tema; Processos de ensino e aprendizagem em diferentes níveis e contextos; Psicologia da educação e sua interface interdisciplinar; Processos de escolarização e construção da Intersubjetividade; Psicologia e formação de educadores; Conflitos na instituição educativa; Educação, Injustiça Social, Humilhação, Preconceito e Violência.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol | Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Carla Luciane Blum Vestena | Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO | CV

Profa. Dra. Maria Helena Cordeiro

Maria Helena possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Psicologia pelo Institute of Education- University of London (1999) e realizou o estágio sênior pós-doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Univeridade Aix-Marseille (Aix-En-Provence) (2014-2015). É professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, onde foi diretora de pesquisa de 2010 a 2013 e atualmente é Assessora Especial do Reitor para Assuntos Internacionais. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, leciona disciplinas do campo da Psicologia da Educação, da Educação Infantil, da Alfabetização e/ou da Metodologia e Pesquisa, no curso de Pedagogia e outras licenciaturas. Foi membro titular do Comitê Assessor de Pesquisa e suplente do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos) de 2011 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade, da Fundação Carlos Chagas, o qual abriga a cátedra da UNESCO em profissionalização docente, onde participa de um projeto internacional de pesquisa com o tema Representações Sociais do Trabalho Docente. Possui experiência profissional na Educação Básica e no Ensino Superior. Temas prioritários de pesquisa: educação infantil, representações sociais, alfabetização, desenvolvimento infantil e aprendizagem.