Trabalhos Completos – Eixo 12. Filosofia da Educação

PROCESSO FORMATIVO E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O SUJEITO
Adriana Toso Kemp e Sabrina Corrêa da Silva

“CONSERVAI A CRIANÇA NAS DEPENDÊNCIAS DAS COISAS”, PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO NATURAL EM ROUSSEAU
Almir Paulo dos Santos

BIOPOLÍTICA, FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) E EDUCAÇÃO
Amarildo Luiz Trevisan e Geraldo Antonio da Rosa

O SENTIDO FORMATIVO DO OUTRO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE HERMANN E HONNETH
Angelo Vitório Cenci

AS CATEGORIAS QUE EMERGEM DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: UMA APROXIMAÇÃO COM O IDEAL ÉTICO DO BEM VIVER
Aurelio Vanice Dos Santos

ESCRITA COMO EXPRESSÃO E TRANSFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES DE EXERCÍCIOS DE FICÇÃO E DE SI
Betina Schuler

O GOVERNO DAS EMOÇÕES COMO ELEMENTO EDUCACIONAL
Claudeonor Antônio de Vargas

O DIÁLOGO COMO CONDIÇÃO ÉTICA AO HUMANO QUE VEM
Clenio Lago

POR PIEDADE SE DESESCOLARIZA A ESCOLA
Cleriston Petry

A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE
Darcisio Natal Muraro

A FILOSOFIA COMO ELEMENTO COMPREENSIVO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Edivaldo José Bortoleto

ESCOLA UNITÁRIA E FORMAÇÃO OMNILATERAL: PENSANDO A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO
Evandro Santos Duarte, Neiva Afonso Oliveira e Ana Lúcia Koga

UM ESTUDO SOBRE O PECADO DA ACÍDIA POR MEIO DE TOMÁS DE AQUINO
Fabiana Roberta de Souza Cioffi

A PATOLOGIZAÇÃO E A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: EPISTEMOLOGIA SUBJACENTE E REPERCUSSÕES NA ESCOLA
Fabíola Giacomini de Carli

BIOPOLÍTICA NA CATÁSTROFE DO CONTESTADO: CONTRIBUIÇÕES PARA REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Geraldo Antonio da Rosa e Amarildo Luiz Trevisan

RECEPÇÃO FILOSÓFICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Geraldo Balduino Horn

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL: APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA FILOSÓFICA
Joelson Juk e Fausto dos Santos Amaral Filho

DOCÊNCIA ANIMAL: UM ESTUDO NOOLÓGICO A PARTIR DE KAFKA E DELEUZE
Josimara Wikboldt Schwantz e Carla Gonçalves Rodrigues

ENTRE A CEGUEIRA E A VISÃO: PERCEPÇÕES E MAQUINAÇÕES
Juliana Zaffalon Rodrigues e Róger Albernaz de Araujo

A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE E A EDUCAÇÃO UMA REFLEXÃO A PARTIR PENSAMENTO DE HANS JONAS
Juliano Peroza

A PERGUNTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DE COACHING
Karla Schuck Saraiva e Renato Ost Possebon

O CULTIVO DA IMAGINAÇÃO EM MARTHA NUSSBAUM: UMA CONEXÃO ENTRE A LITERATURA E A EDUCAÇÃO
Lilian Cláudia Xavier Cordeiro

TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS EM MEIO À VIDA NA UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE PENSAR UM APRENDER INVENTIVO
Lisandra Berni Osório

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL – DIÁLOGOS COM NIETZSCHE
Lúcia Schneider Hardt/UFSC

A LINGUAGEM COMO VIÉS PRIVILEGIADO DE INTERLOCUÇÃO ENTRE O PENSAMENTO HEIDEGGERIANO E O CAMPO EDUCACIONAL
Marcelo José DoroE: PROPOSIÇÕES A PARTIR DE LEVINAS E SEN

ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE DA ALTERIDADE
Mauricio João Farinon

O QUE PODE O “CORPO FEMININO DEFICIENTE” – POTÊNCIAS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FíSICA
Michele Caroline da Silva Rodrigues

DA INSUFICIÊNCIA DO MESTRE DA MEMÓRIA À MESTRIA DO CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO HUMANA
Miguel da Silva Rossetto

A RELAÇÃO FILOSOFIA E EDUCAÇÃO E A REFLEXIVIDADE DOCENTE NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
Odair Neitzel e Claudecir dos Santos

SOBRE UM POSSÍVEL CONTEXTO FILOSÓFICO DE DESCOBERTA DA INTUIÇÃO HEURÍSTICA: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DE THOMAS KUHN
Onorato Jonas Fagherazzi e Paula Corrêa Henning

PARADIGMAS DO CONHECIMENTO E SAÚDE: A EDUCAÇÃO COM PRESSUPOSTO DIALÓGICO
Paula Betina Bock de Prass

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM WALTER BENJAMIN
Priscila Monteiro Chaves e Sheila de Fátima Mangoli Rocha

A (DES)HUMANIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA LEITURA DOS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO
Raisla Girardi Rodrigues

ÉTICA, INSTITUIÇÕES E JUSTIÇA EM RICOEUR: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO
Regiano Bregalda

PENSAR A EDUCAÇÃO EM TEMPOS PÓS-METAFÍSICOS: A ALTERNATIVA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE GEORG HERBERT MEAD
Renata Maraschin

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A FRAGILIDADE DO DISCURSO
Rosa de Lourdes Aguilar Verastegui

MESTRIA ÓTICA E FILOSÓFICA DO CINEMA DO LEGADO DE UM SIGNO A UMA POSSIBILIDADE ÉTICA
Sandra Espinosa Almansa

UNIVERSIDADE, CONHECIMENTO E SOCIEDADE: O PAPEL REFLEXIVO DOS EDUCADORES
Sidinei Pithan da Silva

VALORES EPISTEMOLÓGICOS E CONHECIMENTO ESCOLAR
Simone Alexandre Martins Corbiniano

IGNORAR, SUBJUGAR OU RECONHECER: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TOLERÂNCIA
Vânia Lisa Fischer Cossetin

JOHN DEWEY: UM CLÁSSICO EM DIÁLOGO COM AS QUESTÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS DE SEU TEMPO
Verenice Mioranza de Medeiros

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