Trabalhos Completos – Eixo 1. História da Educação

A ação educacional de Frei Elias Zulian na Região dos Campos Gerais Paranaense (1952-1976)
Adriana Salvaterra Pasquini

UM ESTUDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS SOB A ÓTICA DE HUGO DE SAINTVICTOR:
APROXIMAÇÕES COM O PENSAMENTO PATRÍSTICO
Ana Paula Dos Santos Viana

A União Nacional dos Estudantes: História, Educação e Política no Brasil na década de 1960
Carla Michele Ramos Torres

DIFERENTES USOS DO LIVRO DIÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Cassia Helena Guillen Cavarsan

MARCOS REGULATÓRIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DA DÉCADA DE 1930 A 2014
Chaiane Oliveira Kadzerski e Vanessa Rosana Peluchen

ENSINO DE ARITMÉTICA NO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO 20: CONTRIBUIÇÕES DE LUIZ SCHULER
Claudemir De Quadros

ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E DA IMPRENSA PERIÓDICA COMO FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Cristiane Silva Melo

PROFESSORES EXTRANUMERÁRIOS, LEIGOS OU HABILITADOS? AS EXIGÊNCIAS DO ESTADO CATARINENSE QUANTO AO NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1950-1980)
Danielly Samara Besen

A EDUCAÇÃO EM MEIO ÀS RELAÇÕES DE PODER NA PROVÍNCIA DO PARANÁ: O PAPEL INTERMEDIÁRIO EXERCIDO PELOS INSPETORES DE ENSINO ENTRE 1854 A 1871
Denize Naiara Santi e André Paulo Castanha

Memórias de uma Educação Clandestina: a formação de quadros revolucionários comunistas brasileiros na antiga União Soviética
Éder Da Silva Silveira, Cheron Zanini Moretti e Antonio Villarruel

A ESCOLA ELEMENTAR RURAL CATARINENSE E A FORMAÇÃO DE SEUS PROFESSORES NOS ANOS 1930: MODERNIZANDO O RÚSTICO E O ARCAICO?
Elaine Aparecida Teixeira Pereira e Maria Das Dores Daros

As vozes que contam o atendimento à infância em Curitiba (1977 a 2003)
Elisangela Iargas Iuzviak Mantagute

“MENS SANA IN CORPORE SANO” – AS PRAÇAS DE PORTO ALEGRE, NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Fabiana Gazzotti Mayboroda

“O Temperamento bom ou mal depende da Infância”: preceitos médicos para a criação de crianças em um tratado de medicina português do século XVIII
Fernando Cezar Ripe da Cruz

Discentes do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922/1954): representações a partir do acervo escolar
Gisele Belusso

O espaço do futebol nas aulas de Educação Física no Brasil: História e potencialidades pedagógicas
Hans Gert Rottmann

Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma análise do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS (1863 a 1951)
Hardalla Santos Do Valle

A militância por escrito: Análise de opúsculos como fontes para o estudo da história da educação
(“Os acontecimentos da Espanha e a obra de Ferrer”- 1909) 
Isabel Aparecida Bilhão

A FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – ARTES PLÁSTICAS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO PARANÁ (DÉCADA DE 1970)
Jacyara Batista Santini

ABRIGO DE MENORES DE PELOTAS/RS (1944-1987): PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Jeane Dos Santos Caldeira

A escola isolada no meio rural de Novo Hamburgo/RS (1940-1952)
José Edimar De Souza

A CIRCULAÇÃO DE IDEIAS SOBRE A ASSISTÊNCIA ÀS MENINAS E AOS MENINOS DESVALIDOS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AÇÕES DO ESTADO DO PARANÁ
Joseane De Fátima Machado Da Silva

SILENCIAMENTOS E PERTENCIMENTOS: A ETNICIDADE PRESENTE NA CULTURA ESCOLAR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (1956 – 1972)
Julia Tomedi Poletto

EDUCAR PARA SAÚDE: A HIGIENE NO CURRÍCULO DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES (ANOS 1910)
Julia Vieira Tocchetto De Oliveira

O BRASILEIRO JOÃO ROBERTO MOREIRA, INTELECTUAL “APOLÍTICO”? REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO COM O ESTADO NACIONAL MEDIANTE ANÁLISE DE SUA TRAJETÓRIA (1912-1967)
Leziany Silveira Daniel

O EPISTOLÁRIO DE SÃO JERÔNIMO: PROPOSTA DE FORMAÇÃO SOCIAL
Lorena Melissa Dos Santos

Representações estudantis da Cultura Escolar Rural: o Ecos da Mocidade Rural
Magda De Abreu Vicente

MANOEL BOMFIM: O INTELECTUAL ENGAJADO E SUAS REDES DE SOCIABILIDADE
Marcela Cockell Mallmann

O Batismo de Cristo: um estudo sobre o mestre na pintura de Giotto
Meire Aparecida Lóde Nunes e Terezinha Oliveira

AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE IMPRESSOS ESTUDANTIS: PSIU E FERMENTO NO RIO GRANDE DO SUL DE 1980 A 1990
Patricia Machado Vieira

REFLETINDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PERIÓDICO A MULHER PARA AS DISCUSSÕES ACERCA DA INSTRUÇÃO FEMININA NO SÉCULO XIX
Priscila Trarbach Costa

AS CAUSAS DO AMOR E A FORMAÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO EDUCATIVO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Rafael Henrique Santin

O uso de jornais para a História da Educação: A Escola Garibaldi e a Educação rural em Pelotas (RS) entre 1928 e 1950
Renata Brião De Castro

A TRAJETÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS DE ALCEU AMOROSO LIMA: DA CONTRARREVOLUÇÃO AO MODERNISMO CATÓLICO (1928-1938)
Rodrigo Augusto De Souza

MEMÓRIAS DE ARQUIVAR: A HISTORICIDADE DOS ARQUIVOS ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA (1963-1985)
Sibeli Colere

A ESCOLÁSTICA COMO MÉTODO DE ENSINO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSIDADE MEDIEVAL: UMA REFLEXÃO SOBRE A QUESTÃO DO RESPEITO EM TOMÁS DE AQUINO
Silvana Pereira São Cyrilo

MEMÓRIAS E ACERVOS FAMILIARES NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Terciane Ângela Luchese

TECENDO O ESPAÇO ESCOLAR DE DUAS ESCOLAS CONFESSIONAIS CATÓLICAS DA REGIÃO NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL NA DÉCADA DE 40, SÉCULO XX
Valéria Alves Paz Forner e Marina Matiello

REFEIÇÕES NAS ESCOLAS ÉTNICAS ITALIANAS E ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTO ALEGRE (1930-1940)
Gelson Leonardo Rech

RECURSOS DIDÁTICOS DA CADEIRA DE HISTÓRIA NATURAL DO GINÁSIO PARANAENSE, INÍCIO DO SÉCULO XX
Rafael Fernando Da Silva Possette e Mariana Rocha Zacharias

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