Trabalhos Completos – Eixo 21. Educação e Trabalho

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS A PARTIR DA REALIDADE BRASILEIRA
Ananda Figueiredo Rocha e Rafael Rodrigo Mueller

UMA ANÁLISE SOBRE O CONTEXTO DE FORMULAÇÃO DO PROGRAMA MULHERES MIL E SUA TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE
Aline Nunes da Cunha de Medeiros

FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: APORTE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
Andréa Aparecida Simão

A rotina e as atividades do Supervisor Escolar no Ensino Fundamental
Andreza Faria Malewschik

A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DENTRO E FORA DA JORNADA REMUNERADA DE TRABALHO
Antonio José Fernandes Ricardo

EDUCAÇÃO E TRABALHO – ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL
Beatriz Leite Gustmann de Castro, Maria de Lourdes Bernart e Camila Correa Baptista

MARXISMO E EDUCAÇÃO
Carla Roseane de Sales Camargo

A AGRICULTURA CAMPONESA E A FORMAÇÃO POLITÉCNICA: OBJETIVOS, EIXOS E AÇÕES DO PRONACAMPO
Carlos Antônio Bonamigo

O trabalho e a escola para jovens migrantes
Célia Regina Vendramini

TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Daniel Markowicz

Um estudo sobre a trajetória acadêmica e laboral de egressos do IFC-Camboriú-SC: Expectativas profissionais e motivação para a continuidade ou não dos estudos na área da Agropecuária
Danilo José Ferreira e Tânia Regina Raitz

INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB O CONTEXTO DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL
Diego Bechi

O Documento Base do PROEJA: uma análise a partir de Álvaro Vieira Pinto
Divane Floreni Soares Leal

ENSINO MÉDIO E TRABALHO: PERCEPÇÕES NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Elaine Vieira Pinheiro e Eliane Cleide da Silva Czernisz

TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Elza Tie Fujita

A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO TRABALHO DE CONFORMAÇÃO SOCIAL? UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Fabricio Spricigo e Mariléia Maria da Silva

ONTOLOGIA, VIDA COTIDIANA E O JOVEM TRABALHADOR
Juliana Aparecida Cruz Martins e Patricia Laura Torriglia

IN/EXTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DEBATE
Luiza Turnes, Rafael da Cunha Lara e Lucídio Bianchetti

A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ (2008-2010)
Márcia Sabina Rosa Blum

Economia e população em Curitibanos/SC: o que a história da nucleação escolar diz acerca da relação trabalho/educação no mundo rural
Marcos Antonio de Oliveira

Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais: transformação social ou reprodução do capital?
Marcos Aurelio Schwede e Marcelo Rodrigo Pezzi

UM OLHAR PARA O IFRS: CONCEPÇÕES SOBRE A VERTICALIZAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Margarete de Quevedo

A ESCOLA UNITÁRIA EM GRAMSCI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Neila Pedrotti Drabach

POR UMA PEDAGOGIA DO SENSÍVEL: NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Patricia Aparecida Machado

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO
Patrícia Correia de Paula Marcoccia

O NOVO (VELHO) PARADIGMA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI: UM ESTUDO SOBRE OS DOCUMENTOS DA OCDE PARA A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO
Rafael Rodrigo Mueller

PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM CAMINHO PARA O SOFRIMENTO PSÍQUICO
Renata Santos da Silva e Andreia Mendes dos Santos

Cultura Docente: Trabalho e Alienação
Roberta Ravaglio Gagno

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE EMPRESÁRIOS DE SI: A CONVERGÊNCIA ENTRE OS INSTITUTOS FEDERAIS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Rodrigo Klassen Ferreira e Paola Verdun

A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VERTICALIZADA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, O QUE HÁ DE NOVO?
Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha e Domingos Leite Lima Filho

OS PRIMÓRDIOS DE ENSINO DE OFÍCIO E SEU CARÁTER DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Samuel Carlos Wiedemann e Pedro Leão da Costa Neto

OS COMPLEXOS DE ESTUDO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA RUSSA NAS ESCOLAS DO MST
Sandra Luciana Dalmagro

FORMAÇÃO EM CURSOS DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: perspectivas de continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho
Sonia Schappo Imhof

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *