Trabalhos Completos – Eixo 5. Educação e Infância

A INTERAÇÃO VERBAL ENTRE PROFESSORAS E CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL PELO VIÉS DA PARTICIPAÇÃO GUIADA E DA RETOMADA DA PALAVRA
Adriana Bragagnolo E Adriana Dickel 

AMPLIANDO AS DISCUSSÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE BEBÊS E CRIANÇAS MAIS VELHAS
Carolina Machado Castelli

LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUE DOCÊNCIA ESTAMOS FALANDO?
Crisliane Boito, Maria Carmen Silveira Barbosa e Carolina Gobbato

“AS COISAS DA ESCOLA PRA ELE NÃO INTERESSA!” AS FALAS DE PAIS E PROFESSORES SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH
Cristiana Roth De Moraes Lenzi e Rita De Cassia Marchi

ARQUITETURA DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE CINCO MUNICÍPIOS CATARINENSES
Daiana Ludvig

Rodas Poéticas e Libretos de Criação: experiências lúdicas de habitar a linguagem na Educação Infantil
Dulcimarta Lemos Lino e Sandra Regina Simonis Richter

A EDUCAÇÃO DOS BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDICATIVOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE
Fernanda Gonçalves

DESCONHECIMENTO, INVISIBILIDADE, VULNERABILIDADE E NEGLIGÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES DA CRIANÇA CELÍACA SOBRE SUAS NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS NA ESCOLA
Flávia Anastácio De Paula

A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Gisele Gonçalves

“Lugar de criança é na escola”: estratégias de gerenciamento da infância na atualidade
Gisele Ruiz Silva

“EU PRESTO ATENÇÃO NO QUE ELA FALA, COPIO DO QUADRO, AJUDO COM OS VASOS DE FLOR, FAÇO AS CONTAS” PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA
Jeruza Da Rosa Da Rocha e Marta Nörnberg

A PROVENIÊNCIA DAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE – RS
Juliana Diniz Gutierres Borges e Maria Renata Alonso Mota

ETNOGRAFIA COM CRIANÇAS: quatro atos de uma vivência
Kátia Adair Agostinho

O PROCESSO DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A TESSITURA DE NARRATIVAS NA CRECHE: ENTRE FIOS E DESAFIOS
Luciane Pandini Simiano

CRIANÇAS EM PESQUISA, REPRESENTAÇÕES DE FEMININO E MASCULINO
Lutiane Novakowski

‘Brincadeiras de meninas’: um olhar sobre relações de gênero entre meninas
Márcia Buss-Simão

DOCÊNCIA NARRATIVA COMO ACONTECIMENTO POÉTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Niqueli Streck Machado

A descolonização de saberes e poderes acerca da infância na formação continuada de professoras: Um diálogo entre a pesquisa acadêmica e o assessoramento pedagógico
Noeli Valentina Weschenfelder

Constituição de um acervo documental sobre a história da Educação Infantil em Santa Catarina na primeira metade do Século XX
Rosa Batista e Leonete Luzia Schmidt

A COMPOSIÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE PROFESSORAS, BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: INDÍCIOS PARA UMA DOCÊNCIA NÃO LINEAR
Rosinete Valdeci Schmitt e Eloisa Acires Candal Rocha

BRINCAR COM BARRO NA CRECHE: UM DIÁLOGO PEDAGÓGICO COM GASTON BACHELARD E HANNAH ARENDT
Sandra Regina Simonis Richter e Beatran Hinterholz

O direito à Educação Infantil: da invisibilidade das crianças bem pequenas ao desafio da efetivação do direito à creche em contextos de pobreza
Soeli Terezinha Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *