Eixo 11 – Educação, Comunicação e Tecnologia

Este eixo trata das interfaces entre os campos da educação, comunicação e tecnologia e suas relações com a sociedade. Estuda os aportes teóricos e metodológicos úteis à reflexão sobre as práticas educativas na sociedade da informação e da comunicação; diferentes tipos de mediações; processos comunicacionais nas práticas sociais, nas práticas educativas, integração de tecnologias na teoria e na prática pedagógica das diferentes modalidades educativas, educação a distância; cibercultura; ambientes virtuais de aprendizagem; comunidades de práticas educativas mediadas; implicações culturais, éticas e políticas do uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas; processos cognitivos tecnologicamente mediados; novas sociabilidades; redes sociais; formação de professores e meios de comunicação.

Coordenação: Prof. Dr. Cleber Gibbon Ratto | Centro Universidade La Salle – Unilasalle | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Angela Dillmann Nunes Bicca | Inst. Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL | CV

Profa. Dra. Rosa Maria Bueno Fischer
Tema: DIMENSÕES ÉTICO/ESTÉTICO/POLÍTICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados Em Educação Fundação Getúlio Vargas (1982) e é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1971). É Professora Titular da UFRGS. Titular do Comitê Assessor (CA) da área de Educação, no CNPq (2013-2015). Membro do Comitê Assessor área Educação da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2008). De fevereiro a agosto de 2009 foi Visiting Scholar da New York University (USA) — onde realizou seu estágio de pós-doutorado. Foi editora da revista Educação & Realidade, da UFRGS, de setembro de 1997 a junho de 2008. Coordenou o GT Educação e Comunicação da ANPED nos anos de 2005 e 2006 e foi membro do Comitê Científico da ANPED em dois períodos; atua no momento como consultora ad hoc do mesmo GT. É editora associada da revista Education Policy Analysis Archives/ Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. É membro do Comitê Consultivo do Scielo Educa, gerenciado pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Educação e da Comunicação, com ênfase em Sociologia e Filosofia da Cultura, estudos foucaultianos; pesquisas sobre cinema, mídia, juventude e processos de subjetivação. Coordena o NEMES – Núcleo de Estudos sobre Mídia, Educação e Subjetividade, da UFRGS. Autora dos livros O MITO NA SALA DE JANTAR (discurso infanto-juvenil sobre televisão); TELEVISÃO & EDUCAÇÃO: fruir e pensar a TV; TRABALHAR COM FOUCAULT. ARQUEOLOGIA DE UMA PAIXÃO.

eixo 11b