Eixo 3 – Educação Popular e Movimentos Sociais

Neste eixo estão contemplados os estudos relativos às práticas educativas escolares e não escolares na sua relação com movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil, em particular com setores populares, com vistas ao seu fortalecimento, organização e mobilização, na defesa e implementação de direitos, tendo como valores a equidade na diversidade, a democracia, a superação das desigualdades sociais e a sustentabilidade socioambiental.

Coordenadora: Profa. Dra. Nilda Stecanela | Universidade de Caxias do Sul – UCS | CV
Comitê Científico: Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks | Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC | CV

Profa. Dra. Sonia Beltrame e Profa. Dra. Maria Antônia de Souza
Tema: MOVIMENTOS SOCIAIS: ARTICULAÇÃO COM EDUCAÇÃO POPULAR E COM REDES SOCIAIS DIGITAIS

Sonia é Licenciada em Letras pela UNIPLAC/Lages-SC (1976); Mestre em Educação pela UFSC/Florianópolis-SC (1995); Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo-USP (2000). Professora Adjunta e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas nas áreas de movimentos sociais e educação, educação do campo, escola, formação de professores, educação de jovens e adultos e linguagens artísticas. Coordenou o GT 03 Movimentos Sociais e Educação, da ANPEd, nos anos 2006-2007. Coordenou Projetos do Observatório da Educação/CAPES nos anos de 2011 a 2014. Atualmente é professora aposentada e pesquisadora.

Maria Antonia é graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Presidente Prudente (1991). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994; 1999). Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). É professora Associado C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) está na coordenação do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Desenvolve pesquisa sobre movimentos sociais e Educação do Campo. Tem artigos, livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema movimentos sociais, Educação do Campo e pesquisa em educação. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C. Participa do GT 3 – Movimentos Sociais e Educação, ANPEd, desde 1993. Coordena o núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (NUPECAMP/UTP) e projetos de pesquisas financiados pelo CNPq e pela CAPES/Observatório da Educação.