Eixo 18 – Gênero, Sexualidade e Educação

Este eixo tem como objetivo constituir-se em um espaço de socialização e discussão de pesquisas que coloquem sob suspeita verdades sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, examinando suas implicações políticas, bem como suas potencialidades teóricas e analíticas, a partir de autoras e autores dos Estudos Feministas, dos Estudos de Gênero, dos Estudos sobre Sexualidades, dos Estudos Queer e demais campos relacionados. Ao tomar essas áreas como fundamento, este Eixo pretende criar um espaço de socialização e discussão de pesquisas que problematizem as políticas públicas de gênero e diversidade sexual; os movimentos sociais, como feminismos e LGBT; as políticas e estéticas queer; as questões trans na escola, dentre outros temas que conectam o campo da Educação com os Estudos de Gênero e Diversidade Sexual.

Coordenação: Prof. Dr. Jamil Sierra | Universidade Federal do Paraná – UFPR | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Maria Cláudia Dal’Igna | Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos | CV

Prof. Dr. Fernando Seffner

Fernando é docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1981), Licenciatura em História pela UFRGS (1987), Mestrado em Sociologia pela UFRGS (1995) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003), com período de pós doutorado junto a Columbia University em New York. Professor Associado III da Faculdade de Educação da UFRGS Departamento de Ensino e Currículo. Docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História, polo UFRGS. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; respostas religiosas a AIDS; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, teorizações, interseccionalidade e marcadores da diferença. Dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa a construção de aprendizagens significativas nesta área a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e integrante da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em AIDS NEPAIDS USP, todos registrados no DGP CNPQ.