Eixo 21 – Educação e Trabalho

Este eixo trata da relação histórica entre a escola e trabalho e a aprendizagem subordinada preferencialmente a uma funcionalidade do conhecimento. O currículo escolar e o caráter operacional e instrumental da aprendizagem. A aprendizagem como sistema aberto. O desafio de desenvolver uma educação profissional por meio de ações intencionais e sistematizadas sobre uma sólida base de educação geral, científico-tecnológica e sócio histórica. As novas relações entre escola e trabalho num processo de globalização da economia e da flexibilização das relações de trabalho.

PROGRAMAÇÃO DO EIXO

Coordenação: Prof. Dr. Paulino Eidt | Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC | CV
Comitê Científico: Prof. Dr. Roberto Antônio Deitos | Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste | CV

Trabalho encomendado:
Profa. Dra. Acacia Zeneida Kuenzer
Tema: TRABALHO E ESCOLA: A APRENDIZAGEM FLEXIBILIZADA

Acácia possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). É professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora nível 1A do Cnpq. Atualmente é professora da Universidade Feevale, exercendo suas atividades no Programa de Doutorado em Diversidade e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, educação profissional, educação tecnológica, formação de professores, ensino médio integrado e formação inicial e continuada de magistrados e servidores que apoiam a prática jurisdicional.

eixo 21