Eixo 6 – Formação de Professores

O eixo Formação de Professores objetiva propiciar a interlocução entre os pesquisadores de diferentes grupos e instituições que elegem a formação de professores como objeto de estudo e investigação. O Eixo acolhe resultados de pesquisas sobre formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, identidade docente, profissionalidade, profissionalização e políticas de formação de professores.

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Hobold | Universidade da Região de Joinville – Univille | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Simone Cartaxo | Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG | CV

Profa. Dra. Marta Nörnberg

Marta possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atuou como professora e coordenadora pedagógica de escolas da educação básica (1993-1999; 2008-2010) e como docente em curso de Pedagogia de instituição comunitária (2000-2010). Desde 2010 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2011 atua no PPGE dessa mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de pesquisa e ensino, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, anos iniciais e infância, educação infantil e infância, ética do cuidado e instituições, planejamento e gestão de processos educativos. No PPGE atua na linha de pesquisa “Formação de Professores, ensino, processos e práticas educativas”. Participa do grupo de pesquisa GEALE (Grupo de Estudos sobre aquisição da linguagem escrita) e do grupo de pesquisa CIC (Crianças, Infâncias e Culturas).

eixo 6d