Eixo 12 – Filosofia da Educação

O eixo trata da relação entre filosofia e educação; diferentes perspectivas do diálogo com a tradição filosófico e pedagógica; aspecto formativo da filosofia; o problema da formação humana; a dimensão ética e epistemológica da educação; Filosofia da educação e pesquisa educacional; aspectos éticos e epistemológicos da pesquisa educacional.

PROGRAMAÇÃO DO EIXO

Coordenação: Prof. Dr. Claudio Dalbosco | Universidade de Passo Fundo – UPF | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Lucia Schneider Hardt |Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC | CV

Trabalho encomendado:
Profa. Dra. Lucia Schneider Hardt e Profa. Dra. Nadja Hermann
Tema: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL

Lucia é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação  de Professores, atuando principalmente na área de filosofia e teorias da educação. Desenvolve pesquisas especialmente a partir de Nietzsche. Neste contorno teórico a pesquisa tem priorizado: a) discutir o conceito de formação considerando a dimensão trágica da vida; b) operar com o conceito “espírito livre”; c) desenvolver estudos que promovam a interface entre Educação/Literatura e Filosofia. Participa do Grupo de pesquisa GRAFIA no qual coordena um sub: grupo: Bio-Grafia/Nietzsche.

Nadja é graduada em Filosofia/UFSM e doutorou-se em Educação/UFRGS, com estudos complementares (Doutorado sanduíche) na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005 e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de 1995 a 2015. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006 e realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Em 2012 recebeu bolsa CNPq, modalidade EV-1, para realizar Intercâmbio Interinstitucional com o IBICT tratando do Tema: Racionalidade, aprendizagem e ética em Habermas. Foi Editora da revista Educação (Porto Alegre) de 2010 a 2015. Atualmente atua como pesquisadora do CNPq e lidera o Grupo de Pesquisa “Racionalidade e Formação”, hospedado na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, racionalidade, hermenêutica, Nietzsche, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. Publicou “Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola” (Porto Alegre, EDIPUCRS, 1996); “Validade em educação: intuições e problemas na recepção de Habermas” (Porto Alegre, EDIPUCRS, 1999); “Pluralidade e ética em educação” (Rio de Janeiro, DP&A, 2001); “Hermenêutica e educação” (Rio de Janeiro, DP&A, 2002); Ética e estética: a relação quase esquecida (Porto Alegre, EDIPUCRS, 2005); “Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética” (Editora UNIJUÍ, 2010) e “Ética e educação: outra sensibilidade” (Belo Horizonte, Autêntica, 2014) e “Diálogo/Educação” em co-autoria com Márcia Tiburi (Editora Senac, 2014). Publicou também vários artigos e capítulos de livros sobre ética e filosofia da educação.