Eixo 16 – Relações Étnico-Raciais

O eixo abriga pesquisas sobre a temática das relações étnico-raciais na educação, envolvendo os sub-temas: Perspectivas e dificuldades da implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Educação e relações étnico-raciais na Educação Básica. Educação indígena e educação escolar indígena. Educação quilombola. Processos dialógicos entre saberes escolares e a educação indígena e quilombola. Matizes epistemológicas que auxiliam a desenvolver a educação étnico-racial na educação brasileira. Políticas afirmativas.

PROGRAMAÇÃO DO EIXO (Atualizada)

Coordenação: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva | Universidade Federal do Paraná – UFPR | CV
Comitê Científico: Prof. Dr. Jefferson Olivatto da Silva | Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO | CV

Profa. Dra. Iara Tatiana Bonin

Iara é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (1999); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena. Integra o núcleo UFRGS da Ação Saberes indígenas na Escola, promovida pelo Ministério da Educação. Desenvolve um projeto de pesquisa que focaliza a abordagem da temática indígena em currículos da Educação Básica, com financiamento do CNPq (Universal 2010 e 2012) e da Fapergs (ARD, 2009). É bolsista Produtividade (Pq 2) do CNPq.