Eixo 19 – Educação e Arte

Este eixo congrega pesquisas sobre Ensino de Arte em seus diferentes componentes: dança, teatro, música e artes visuais. Além disso, aceita trabalhos que enfatizem as relações entre Educação, Estética, Performance e outras interfaces que colaborem nas discussão sobre arte e suas múltiplas relações com a Educação. Inclui, ainda, trabalhos que problematizam a escola e ambientes informais de educação nos quais a arte é elemento central de práticas pedagógicas. Problematiza-se, neste eixo, as relações da educação com a cultura, as artes e outras temáticas correlacionadas. O eixo procura dar visibilidade à pesquisas inovadoras e formas alternativas de pensar as relações entre arte, escola e educação. Circunscrevem-se aqui as pesquisas sobre história do ensino das artes; filosofia e teorias da arte e educação; práticas pedagógicas em artes; etnografias do ensino das artes; didáticas e currículos em artes; formação de professores para os componentes artísticos; políticas públicas para a educação e as artes, além de outros temas correlacionados.

Coordenação: Prof. Dr. Gilberto Icle | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira |Universidade Federal de Santa Maria – UFSM | CV

Profa. Dra. Sandra Mara Corazza

Sandra é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 C do CNPq (2002-). Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF – Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Escrileituras da diferença em filosofia-educação (2015 -). Experimentadora de Filosofia-Educação, Literatura-Artes, Infância-Nômade, Currículo da Diferença, Didática da Tradução.

eixo 19a