Eixo 20 – Sociologia da Educação

O Eixo Sociologia da Educação reúne estudos e pesquisas em torno dos pressupostos epistemológicos, clássicos e contemporâneos, da Sociologia em sua articulação com o campo educacional. Seu objetivo é acolher estudos que privilegiam as diversas formas de produção, reprodução e multiplicação das desigualdades escolares, seja do ponto de vista sócio-histórico, seja em relação às políticas educacionais recentemente implementadas no país. O Eixo abordará pesquisas sobre a escola, os sistemas institucionais de ensino, as diferentes formas de socialização e de formação, inscritas na cultura escolar, assim como reflexões sobre a cultura material da escola, os saberes escolares e as identidades sociais e profissionais em suas múltiplas dimensões.

Coordenação: Profa. Dra. Ione Ribeiro Valle | Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Valeska Fortes de Oliveira | Universidade Federal de Santa Maria – UFSM | CV

Profa. Dra. Maria das Dores Daros
Tema: A SOCIOLOGIA NA CONSTITUIÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Maria das Dores é doutora em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação dessa Universidade. É membro do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu.Tem experiência na área da Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nas seguintes temáticas: história da formação de professores, escola normal, história da educação e intelectuais.