Eixo 7 – Alfabetização e Letramento

Este eixo tem por objetivo central promover a interlocução entre pesquisadores que têm como foco em seus estudos práticas de leitura e de escrita, tanto em ambientes escolarizados como não escolarizados. O eixo contempla também a discussão sobre políticas governamentais atuais voltadas à aprendizagem e ao fomento da leitura e da escrita e os desafios que se impõem ao processo de escolarização da população brasileira.

PROGRAMAÇÃO DO EIXO

Coordenação: Profa. Dra. Maristela Fritzen | Universidade Regional de Blumenau – FURB | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Flávia Brocchetto Ramos | Universidade de Caxias do Sul – UCS | CV

Trabalho encomendado:
Profa. Dra. Eliane Peres

Eliane possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior na Universidade de Lisboa (“doutorado-sanduíche”). Realizou estágio de pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Foi tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial-MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa “Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem”. É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006. É vice-coordenador do GT 10, Alfabetização, Leitura e Escrita, da ANPED (Gestão 2016-2017).

eixo 7a