EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS A PARTIR DA REALIDADE BRASILEIRA
Ananda Figueiredo Rocha e Rafael Rodrigo Mueller
UMA ANÁLISE SOBRE O CONTEXTO DE FORMULAÇÃO DO PROGRAMA MULHERES MIL E SUA TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE
Aline Nunes da Cunha de Medeiros
FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: APORTE DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
Andréa Aparecida Simão
A rotina e as atividades do Supervisor Escolar no Ensino Fundamental
Andreza Faria Malewschik
A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DENTRO E FORA DA JORNADA REMUNERADA DE TRABALHO
Antonio José Fernandes Ricardo
EDUCAÇÃO E TRABALHO – ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA NO BRASIL
Beatriz Leite Gustmann de Castro, Maria de Lourdes Bernart e Camila Correa Baptista
MARXISMO E EDUCAÇÃO
Carla Roseane de Sales Camargo
A AGRICULTURA CAMPONESA E A FORMAÇÃO POLITÉCNICA: OBJETIVOS, EIXOS E AÇÕES DO PRONACAMPO
Carlos Antônio Bonamigo
O trabalho e a escola para jovens migrantes
Célia Regina Vendramini
TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Daniel Markowicz
Um estudo sobre a trajetória acadêmica e laboral de egressos do IFC-Camboriú-SC: Expectativas profissionais e motivação para a continuidade ou não dos estudos na área da Agropecuária
Danilo José Ferreira e Tânia Regina Raitz
O Documento Base do PROEJA: uma análise a partir de Álvaro Vieira Pinto
Divane Floreni Soares Leal
ENSINO MÉDIO E TRABALHO: PERCEPÇÕES NO CONTEXTO NEOLIBERAL
Elaine Vieira Pinheiro e Eliane Cleide da Silva Czernisz
TRABALHO, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Elza Tie Fujita
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO TRABALHO DE CONFORMAÇÃO SOCIAL? UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
Fabricio Spricigo e Mariléia Maria da Silva
ONTOLOGIA, VIDA COTIDIANA E O JOVEM TRABALHADOR
Juliana Aparecida Cruz Martins e Patricia Laura Torriglia
IN/EXTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: A MEDIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DEBATE
Luiza Turnes, Rafael da Cunha Lara e Lucídio Bianchetti
A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ (2008-2010)
Márcia Sabina Rosa Blum
Economia e população em Curitibanos/SC: o que a história da nucleação escolar diz acerca da relação trabalho/educação no mundo rural
Marcos Antonio de Oliveira
Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais: transformação social ou reprodução do capital?
Marcos Aurelio Schwede e Marcelo Rodrigo Pezzi
UM OLHAR PARA O IFRS: CONCEPÇÕES SOBRE A VERTICALIZAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Margarete de Quevedo
A ESCOLA UNITÁRIA EM GRAMSCI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Neila Pedrotti Drabach
POR UMA PEDAGOGIA DO SENSÍVEL: NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Patricia Aparecida Machado
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO
Patrícia Correia de Paula Marcoccia
O NOVO (VELHO) PARADIGMA EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI: UM ESTUDO SOBRE OS DOCUMENTOS DA OCDE PARA A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO
Rafael Rodrigo Mueller
PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UM CAMINHO PARA O SOFRIMENTO PSÍQUICO
Renata Santos da Silva e Andreia Mendes dos Santos
Cultura Docente: Trabalho e Alienação
Roberta Ravaglio Gagno
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE EMPRESÁRIOS DE SI: A CONVERGÊNCIA ENTRE OS INSTITUTOS FEDERAIS E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Rodrigo Klassen Ferreira e Paola Verdun
A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VERTICALIZADA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, O QUE HÁ DE NOVO?
Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha e Domingos Leite Lima Filho
OS PRIMÓRDIOS DE ENSINO DE OFÍCIO E SEU CARÁTER DE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO
Samuel Carlos Wiedemann e Pedro Leão da Costa Neto
OS COMPLEXOS DE ESTUDO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA RUSSA NAS ESCOLAS DO MST
Sandra Luciana Dalmagro
FORMAÇÃO EM CURSOS DE ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: perspectivas de continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho
Sonia Schappo Imhof