Planos Municipais de Educação: reconfigurações da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Aline de Castro Delevati
PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS
Anderson Luchese e Tania Mara Zancanario Pieczkowski
A psicomotricidade relacional como possibilidade de intervenção com uma criança que apresenta autismo: um estudo de caso
Aniê Coutinho de Oliveira e Ivan Antônio Basegio
A INCLUSÃO NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS INTEGRANTES AMUCELEIRO/RS
Beatris Gattermann e Leandra Boer Possa
Registros de in/exclusão na Provinha Brasil
Camila Alves de Melo
SÍNDROME (DO) DOWN E AS (IM)POSSIBILIDADES DO APRENDER
Carina Streda e Carla Karnoppi Vasques
O PAPEL “COMPLEMENTAR” DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): IMPLICAÇÕES PARA A AÇÃO PEDAGÓGICA
Clarissa Haas
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) E INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cristiana Lopes Machado e Tania Stoltz
NA ESCOLA SEMPRE SE ELABORAM CONCEITOS
Cristiane da Silva
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA?
Edson Mendes da Silva Júnior
ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL NA BIBILIOTECA UNIVERSITÁRIA: EM FOCO O ALUNO COM DEFICÊNCIA
Eliane Maria Stroparo e Laura Ceretta Moreira
CONCEITOS DE GEOMETRIA PRESENTES EM DESLOCAMENTOS E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Fernanda Hillman Furlan
EXPERIÊNCIAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO BRASIL
Franciéli Brizolla e Claudete da Silva Lima Martins
EDUCAÇÃO ESPECIAL E CURRÍCULO: DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES À ACESSIBILIDADE CURRICULAR
Gilvane Belem Correia
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES ACERCA DA ARTICULAÇÃO ENTRE O MODELO DE PROFESSOR E O PROJETO DE ESCOLA
Kamille Vaz e Rosalba Maria Cardoso Garcia
A GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS MUNICÍPIOS DA ÁREA METROPOLITANA NORTE DE CURITIBA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS
Louize Mari da Rocha e Sueli Fátima Fernandes
ALUNOS QUE FREQUENTAM SALA DE RECURSOS: OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO RECREIO ESCOLAR E A INTERAÇÃO SOCIAL
Lucyanne Cecília Dias Goffi e Nerli Nonato Ribeiro Mori
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE APOIO/MONITOR NA REDE PRIVADA DE ENSINO
Manoela da Fonseca e Fabiane Romano de Souza Bridi
A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURRÍCULOS DA UFSM: APROXIMAÇÕES INICIAIS
Mariana Luzia Corrêa Thesing e Fabiane Adela Tonetto Costa
Inclusão no Ensino Superior: um olhar da Psicopedagogia em relação a estudantes com deficiência e/ou dificuldades na aprendizagem
Marlene Rozek e Gabriela Dal Forno Martins
OS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ITÁLIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DE BOLOGNA
Melina Chassot Benincasa Meirelles e Claudio Roberto Baptista
PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DA SURDEZ COMO DIFERENÇA E DA LÍNGUA COMO CONDIÇÃO PARA A DIFERENÇA SURDA
Pedro Henrique Witchs
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESLOCAMENTOS NAS/DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Raquel Fröhlich
Práticas culturais de escolarização: episódios de envolvimento e aprendizagem de aluno com deficiência intelectual na classe comum
Regina da Silva Mendes
A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM MARTHA NUSSBAUM
Roseleia Schneider
Da educação para todos à educação para cada um: os discursos legais e a noção psicanalítica de singularidade na inclusão de alunos com autismo
Taís Guarechi, Marcia Doralina Alves e Maria Inês Naujorks