Trabalhos Completos – Eixo 10. Ensino Fundamental

CRIANÇAS E OBJETOS – NARRATIVAS FOTOETNOGRÁFICAS SOBRE INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Ana Paula Lima Aprato

OS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE OPERAM SOBRE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila Bottero Corrêa, Letícia Farias Caetano e Kamila Lockmann

DE QUEM É O ALUNO DA CLASSE ESPECIAL?
Célia Ratusniak

REDESCOBRINDO A REGIÃO DE FRONTEIRA POR MEIO DOS CONTOS LITERÁRIOS
Daniela Carine Dohs Machado e Cristina Duarte Pureza Boessio

ENSINAR E APRENDER NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA
Deise Andreia Enzweiler

Estudo nunca é demais! Lógicas socializadoras familiares e expectativas de sucesso escolar em camadas populares
Flávia Eloisa Caimi e Silvonete Federle Comarella Serafini

Línguas estrangeiras nos primeiros anos do Ensino Fundamental: histórico, perspectivas e práticas
Gabriella Fraletti de Souza Rubbo

A LEITURA DO GÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Helainne Robertha Alves de Oliveira e Veronica Branco

PERCEPÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO DAS ESCOLAS E DA JUDICIALIZAÇÃO FRENTE AOS CASOS DE VIOLÊNCIA ESCOLAR
Ismael Kalil Saffe de Araujo Filho e Maria Lidia Sica Szymanski

ESCOLARIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA: PROBLEMATIZANDO A CIDADANIA E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE ESCOLAR
Juliana de Favere

Educação literária na educação de surdos: práticas pedagógicas bilíngues
Lia Gonçalves Gurgel e Celina Nair Xavier Neta

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA COM ALUNOS DE 5º ANO DE UMA ESCOLA NO CAMPO
Lucas Gonçalves Soares, Eliane Teresinha Peres e Vania Grim Thies

CONSELHO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: MOBILIZAÇÃO COLETIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Luciane Bidinoto Silva, Mariângela Lindner Fighera e Lúcio Jorge Hammes

DO OUTRO LADO DO PORTÃO: como os alunos de uma escola pública do município de Porto Alegre percebem o espaço escolar
Maria Alice Gouvêa Campesato

REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA – RELATOS DE DUAS DÉCADAS DE INVESTIGAÇÃO
Maria Luisa Merino de Freitas Xavier

AS DIFERENTES CULTURAS ESCOLARES NAS DUAS FASES DO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO (IN)SUCESSO DOS ESTUDANTES QUE PASSAM POR ESSA TRANSIÇÃO
Mauricio Pastor dos Santos

VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM MAPEAMENTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM UM MUNICÍPIO DA SERRA GAÚCHA
Rubia Paula Bamberg

Iniciação Científica no Ensino Fundamental: a experiência de participação em feiras de ciências e os impactos na formação
Sandra de Oliveira, Helena Venites Sardagna e André Luís Viegas

A COMPLEXIDADE E A TRANSDISCPLINARIDADE NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: AÇÕES E INTERLOCUÇÕES COM PROFESSORAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sueli Perazzoli Trindade

O CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Suzana Moreira Pacheco

Práticas de leitura: (re) significando saberes a partir de uma leitura dialógica do enunciado em prova
Vera Lúcia Cardozo Bagatini, Dalva Rosane Cruz Rodrigues e Maria Regina Rosa Lima

PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA ASSEMBLEIA ESCOLAR
Viviane Cristina Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *