Trabalhos Completos – Eixo 8. Ensino Superior

A FUNDAMENTALIDADE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA PARA O AVANÇO DO ENSINO SUPERIOR
Alexandre Torres Petry

A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS: TECENDO ARTICULAÇÕES COM OS ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Andréia Morés

INTERNACIONALIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Celio Alves Espindola e Oto João Petry

MBYA-GUARANI NA UNIVERSIDADE – UMA LONGA TRAJETÓRIA
Fátima Rosane Silveira Souza

LEVANTAMENTO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Fernando Rodrigo Dall Igna e Maria de Lourdes Pinto de Almeida

A REGULAÇÃO E OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Flávia Rubia Franziner e Maria Lourdes Gisi

O ESTÁGIO DOCENTE NA POS-GRADUAÇÃO ׃ESPAÇO OU LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?
Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi

O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR
Gisele do Rocio Cordeiro e Luis Fernando Lopes

A motivação e sua potencial influência no bom desempenho dos alunos Prouni: da fundamentação sociológica à psicologia da educação
Jane Kelly de Freitas Santos

Os desafios do Ensino da Contabilidade nas IES do RS sob a Convergência da Contabilidade Brasileira
Jefferson Marçal da Rocha

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO PENSAMENTO EPISTÊMICO DE PROFESSORES E ALUNOS NA GRADUAÇÃO
Joe Garcia

OS SABERES E PRÁTICAS DO COORDENADOR DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
José Hiram S. Noguez, Alfredo Luiz da Costa Tillmann e Glaucius Décio Duarte

TENDÊNCIAS CURRICULARES PARA O CURSO DE DESIGN: UMA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA UNOESC – XANXERÊ/SC
Karina Tissiani e Walter Strobel Neto

A EVASÃO NA LICENCIATURA, O QUE CONSIDERAR? ANÁLISES SOBRE A PERMANÊNCIA DO ALUNO EM UM CURSO EAD
Luana Priscila Wunsch,  Dinamara P. Machado e Luciano Cleoson Stodulny

A CRISE DA IDENTIDADE DOCENTE NA UNIVERSIDADE: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE MODELO INSTITUCIONAL E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO
María Alexandra Clavijo Loor

Internacionalização da educação e mobilidade estudantil em questão
Maria Isabel da Cunha e Maria Janine Dalpiaz Reschke

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 E AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: MATIZES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Marianna Corrêa e Cássia Ferri

Universidades de Classe Mundial e Colonialismo no Século XXI
Nilson De Farias e Marlize Rubin Oliveira

COLABORAÇÃO ENTRE PARES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Patrícia Meyer e Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau

INQUIETUDES PEDAGÓGICAS: OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL
Patrícia Meyer e Dilmeire Sant Anna Ramos Vosgerau

O MOVIMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL
Paula Trindade da S. Selbach e Maria Beatriz Luce

Permanência na Educação Superior: um estudo com estudantes de graduação à distância
Pricila kohls dos Santos e Lucia Maria Martins Giraffa

Formação Universitária e Cidadania Democrática: Reflexões a partir de Martha Nussbaum
Rosana Cristina Kohls

INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA (1968-2015)
Sherlon Cristina de Bastiani e Joviles Vitório Trevisol

PRESENÇA DA PSICOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS SUPERIORES DE BACHARELADO E TECNOLOGIA EM INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA
Silvana Maia Borges

CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA PREVENÇÃO DA INCIVILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Simone F. Cittolin

POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
Simone Genske, Valdete Elenir Moser Preto e Márcia Regina Selpa Heinzle

ORIENTAÇÃO DE DOUTORADO: UMA RELAÇÃO TÃO DELICADA
Tania Maria Baibich

GESTÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA INTERFERE NESSE PROCESSO?
Vanessa Taís Eloy,  Cênio Back Weyh e Rosana Iribarrem Monteiro

EDUCAÇÃO SUPERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS TENDÊNCIAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC-SC NA VISAO DOS DOCENTES
Walter Strobel Neto e Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *