Trabalhos Completos – Eixo 4. Estado e Política Educacional

OS DESAFIOS E LIMITES DA INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBIC-EM NO CAMPO ACADÊMICO
Adriano de Oliveira e Lucídio Bianchetti

TECENDO UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO: Conselho Municipal de Educação e Conselho Escolar em reflexão-ação pela gestão democrática na escola pública
Alcina Jacil Alves Bitencourt e Maria Beatriz Luce

EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA/AUSÊNCIA NAS PROPOSTAS CURRICULARES DE SANTA CATARINA DO ANO DE 1991, 1998 E 2014
Aline Borin e Oto João Petry

O TRABALHO DOCENTE E CONDIÇÕES DE EMPREGO NO SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO: COMPARATIVO DA CONJUNTURA NACIONAL COM AS REIVINDICAÇÕES SINDICAIS NO ESTADO DO PARANÁ
Aline Chalus Vernick Carissimi

O FLUXO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS EM CONTEXTOS MACRO/MICRO: GOVERNO/ESCOLA
Ana Lucia da Luz Mazzardo

O PDDE INTERATIVO: UMA FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO DA GESTÃO ESCOLAR?
Andréa de Paula Pires e Marisa Schneckenberg

AS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (2010-2014), E OS DESAFIOS PARA CUMPRIMENTO DAS METAS, RELATIVAS À OFERTA, DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (2014-2024)
Andrea Polena

A CONFIGURAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE DAS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA: CONTEXTO DE VALORIZAÇÃO PARA AS EDUCADORAS?
Beatriz Terezinha Muraski Heck

A GESTÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS RIO-GRANDENSES
Carmem Lucia Albrecht da Silveira

EVIDÊNCIAS DA CONCILIAÇÃO POLÍTICA NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Carmen Luiza da Silva

AS INFLUÊNCIAS DO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL: O FOCO NA EDUCAÇÃO E NA REGULAÇÃO SOCIAL
Caroline Mari de Oliveira

EDUCAÇÃO INTEGRAL, AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR E FORMAÇÃO DA CRIANÇA: POSSIVEIS RELAÇÕES
Cris Regina Gambeta Junckes

POLÍTICAS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PARANÁ (2004-2015)
Cristhyane Ramos Haddad e Maria de Fátima Rodrigues Pereira

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014 – 2024
Dulce Mara Langhinotti Carpes

EDUCAÇÃO E EQUIDADE: APORTES DA ASSISTÊNCIA DA UNIÃO
Edite Maria Sudbrack

AS AÇÕES DOS ESTADOS E MUNICIPIOS FRENTE ÀS CONDIÇÕES MATERIAIS E ESTRUTURAIS DA ESCOLA: ANALISANDO NOVE (9) CASOS
Gabriela Schneider

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: QUESTIONANDO O CURRÍCULO E A AVALIAÇÃO PERFORMATIVOS
Gabriela

Os Conselhos Escolares e sua atuação pedagógica na perspectiva de uma gestão democrática
Gisele Bervig Martins, Paulo Fossatti e Juliana Cristina da Silva

DIFERENTES MODELOS DE ANÁLISE SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O PDE-ESCOLA EM QUESTÃO
Gisele de Paula Rodrigues e Maria José Ferreira Ruiz

A parceria do Instituto Ayrton Senna nas experiências do Prêmio Inovação em Gestão Educacional
Giselle Christina Corrêa e Tais Moura Tavares

Caminhos teórico-metodológicos para pesquisas sobre Estado e educação: a política pública como “janela” e o uso de entrevista realista como procedimento metodológico
Iana Gomes de Lima

GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO E ELEIÇÃO DE DIRETORES
Ionara Soveral Scalabrin

O ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO EM ITAPEJARA D’OESTE/PR: DA OFERTA AO FECHAMENTO E TENTATIVAS DE FECHAMENTO DAS ESCOLAS NO CAMPO
Ivania Piva Mazur e Clésio Acilino Antonio

RELAÇÕES ENTRE DIREITO À EDUCAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DE BUSCA DA DEMANDA INFANTIL EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Janete de Fátima Ferreira Caldas

O TERRITÓRIO EDUCATIVO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: SILÊNCIOS, RUÍDOS E REVERBERAÇÕES
Joanne Cristina Pedro

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Josemary Morastoni e Renato José Casagrande

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: Financiamento e Condições de Qualidade das Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Karin Cristina Santos

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E AS MANIFESTAÇÕES DA RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO: O CASO DE SANTA CATARINA (BRASIL)
Liane Vizzotto, Berenice Corsetti e Sandra Simone Hopner Pierozan

A política pública de educação do campo e as possíveis implicações da relação Estado e movimentos sociais para a formação do trabalhador do campo
Magda Gisela Cruz dos Santos

VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: A TRAJETÓRIA DAS LEGISLAÇÕES QUE REGULAMENTAM A CARREIRA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Marcia Andreia Grochoska

29 DE ABRIL: SINDICALISMO DOCENTE, REGULAÇÃO SOCIAL E VIOLÊNCIA ESTATAL
Marcos Alexandre dos Santos Ferraz

PERFIL DAS CONDIÇÕES DE GESTÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO PARANÁ
Marcus Quintanilha da Silva

SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NO RIO GRANDE DO SUL: QUANDO AS INSTITUIÇÕES DETERMINAM, QUE AVANÇOS SÃO PRODUZIDOS?
Mariângela Silveira Bairros

A OFERTA E A DEMANDA DE PEDAGOGOS NO PARANÁ (2009-2013): IMPLICAÇÕES NA (DES) VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Marta Rosani Taras Vaz e Gisele Masson

O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: UMA POLÍTICA PÚBLICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO LEOPOLDO/RS
Míria Maria de Souza Roos e Rosangela Fritsch

CONSULTA À COMUNIDADE ESCOLAR PARA DESIGNAÇÃO DE EQUIPES DIRETIVAS DAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS DE ENSINO DE CURITIBA
Renata Riva Finatti

O ESTUDO DA FUSÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO CONSIDERANDO O IMPACTO NA CULTURA ORGANIZACIONAL
Renato José Casagrande e Josemary Morastoni

PROVIMENTO DE DIRETORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL: Discrepâncias entre o Plano Nacional de Educação e a Lei nº 10.576/95
Robledo Leonildo Zuffo e Munir José Lauer

RELAÇÕES ENTRE ESTADO, EDUCAÇÃO E CULTURA: O CASO DO PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS
Rojanira Roque dos Santos

A PROPOSTA DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NA BAHIA (1924-1929)
Sandra Regina Cassol Carbello

O PNE 2014 – 2024- UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO- IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA/PR
Simeri de Fatima Ribas Calisto e Maria de Fátima Rodrigues Pereira

AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NA ELABORAÇÃO DE CADERNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Simone de Fátima Flach e Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E OS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS LEIS DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA-PR
Simony Rafaeli Quirino

DESAFIO DA PESQUISA EM POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: NOVO LOCUS DE EXCLUSÃO NO SÉCULO XXI
Solange Toldo Soares e Marciele Stiegler Ribas Mkrtchian

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CONDICIONALIDADE EDUCAÇÃO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Suellem Raquel de Freitas

O JOVEM NO BRASIL: ORIENTAÇÕES DA UNESCO PARA AS POLÍTICAS DE JUVENTUDE
Thaís Godoi de Souza

O JOVEM EM CONFLITO COM A LEI E O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA
Valdenir Batista Veloso

PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL
Vanessa Rosana Peluchen

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR DO SISTEMA FEDERAL BRASILEIRO NO PERÍODO 2003-2005: ESTADO DO CONHECIMENTO
Viviane Kanitz Gentil e Miriam Pires Corrêa de Lacerda

A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DOS ANOS 1990
William Robson Cazavechia

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