Trabalhos Completos – Eixo 6. Formação de Professores

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA MODALIDADE ESPECIAL
Adriana Vargas,  Caroline Elizabel Blaszko e Alessandra Weiss Ferraz de Oliveira

CINEMA NA EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA
Ana Iara Silva de Deus

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL À CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA
Ana Paula De Oliveira Iten e Rita Buzzi Rausch

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Andréia Heiderscheidt Fuck

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Camila De Fátima Soares Dos Santos

VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA
Camila Macenhan

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE UMA PROFESSORA PRINCIPIANTE DE MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO
Camille Cordin Botke Milani e Flávia Dias de Souza

DITOS SOBRE PROFESSOR-ARTISTA
Carmen Lúcia Capra e Luciana Gruppelli Loponte

BOM PROFESSOR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO –  THE GOOD TEACHER: PERCEPTIONS OF HIGH SCHOOL STUDENTS
Célio Rodrigues Leite e Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Cláudia Chueire De Oliveira e Maura Maria Morita Vasconcellos

A formação do Professor Crítico Reflexivo no contexto da sociedade contemporânea
Claudia Escalante Medeiros

A formação do professor em Educação a Distância e as práticas crítico reflexivas na sociedade contemporânea
Claudia Escalante Medeiros e Miguel Alfredo Orth

A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO EM FORMAÇÃO
Cristhianny Bento Barreiro e Patrícia Porto Ramos

Ciclos de ações nas práticas pedagógicas dos tutores a distância: um estudo acerca do curso de Licenciatura em Educação do Campo
Daiani Santos Da Silva

EDUCAÇÃO CONTINUADA NA DOCÊNCIA : CONCEPÇÕES, AVANÇOS E DESAFIOS NA PERSPECTIVA DE BOURDIEU E GUR-ZE’EV
Denise Dalpiaz Antunes,  Alexandre Anselmo Guilherme e Lucas Rech Da Silva

TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO/A EDUCADOR/A WALDORF: PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA DE FORMAÇÃO
Denise Santos Da Cruz

ENSINO POR PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
Diana Paula Salomão De Freitas,  Claudete Da Silva Lima Martins e Elena Maria Billig Mello

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O PERCURSO E O DISCURSO NA/DA FORMAÇÃO DOCENTE
Eliane De Andrade Krueger e Sonia Maria Chaves Haracemiv

Formação Continuada de Professores(as): possibilidades de pensar este processo formativo à partir da análise da realidade do Brasil e de Portugal
Elisabete Andrade e Bruna Barboza Trasel

PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: UM ESTUDO COM ALUNOS CONCLUINTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Elizabete Volkman, Thamiris Christine Mendes e Ana Lúcia Pereira Baccon

LEITURA LITERÁRIA: SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Elza Tie Fujita e Sandra Aparecida Pires Franco

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: VIVÊNCIA E PROFISSIONALIZAÇÃO
Eveline Caren Genesini Pereira,  Pâmela Rodrigues Altamor e Vanise Dos Santos Gomes

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA METACOGNITIVA
Evelise Maria Labatut Portilho,  Giovani De Paula Batista e Ana Claudia Blanchet

EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS SOBRE TRANSVERSALIDADE E PEDAGOGIA DO TEATRO
Everton Ribeiro

A PRÁTICA DE PESQUISA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Fabiana Andrea Barbosa Kastelijns e Lucimara Cristina De Paula

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR COMPARATIVO ENTRE DOIS DOCUMENTOS
Fabiana Andrea Barbosa Kastelijns e Thaiane De Góis Domingues

Audiodescrição como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem
Felipe Leão Mianes

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTISMO DO PERÍODO MILITAR NO BRASIL
Fernanda Monteiro Rigue,  Guilherme Carlos Corrêa e Tascieli Feltrin

ESCOLA NORMAL RURAL: ESPAÇO RESTRITIVO PARA O PÚBLICO FEMININO
Flávia Obino Corrêa Werle

FORMAÇAO PEDAGÓGICA: o curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Flavia Wegrzyn Martinez

APROPRIAÇÕES DISCURSIVAS: ANÁLISES E POSSIBILIDADES FRENTE ÀS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Flaviane Predebon Titon,  José Claudio Del Pino e Rosane Da Silva França Lubaszewski Cavasin

O ATO DE LER: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Geuciane Felipe Guerim e Sandra Aparecida Pires Franco

NOVOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR
Glória Regina Dos Santos e Raquel Teodoro Da Silva

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ilze Maria Coelho Machado

A REPRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Jacques De Lima Ferreira, Liane Mimesse Prado e Elaine Cátia Falcade Maschio

A INFLUÊNCIA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARANAENSES
Janete Aparecida Guidi e Viviane Gislaine Caetano Auada

O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ESPAÇO DE HIBRIDAÇÃO TEORIA PRÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E NARRATIVAS PIBIDIANAS: A INCORPORAÇÃO DAS TIC NAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Joice Nunes Lanzarini e Felipe Gustsack

O CARÁTER EMANCIPATÓRIO DA RAZÃO CRÍTICA: REFERÊNCIA EDUCATIVA EM THEODOR W. ADORNO1
José Mateus Bido

Histórias de vida como alicerce para escolha profissional na educação
Juarez Francisco Da Silva e Evelise Maria Labatut Portilho

Os desafios da formação docente no contexto da inclusão digital: análise de práticas pedagógicas
Juliana Brandão Machado

A INFLUÊNCIA DO GESTOR ESCOLAR NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE
Juliana Cristina Da Silva,  Paulo Fossatti e Gisele Bervig Martins

AS TECITURAS ENVOLVENDO AS MIDIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Katia Denise Costa Berni e Rosária Ilgenfritz Sperotto

IMAGINÁRIOS SOBRE CIÊNCIA E SEUS EFEITOS NAS PROPOSTAS DE LEITURA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Leandro Siqueira Palcha

O EFEITO METAFÓRICO EM AULAS DE BIOLOGIA: O DISCURSO EM ANÁLISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Leandro Siqueira Palcha

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL
Léia De Cassia Fernandes Hegeto

CURSO DE PEDAGOGIA E FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS ESTRUTURAS CURRICULARES EM DISCUSSÃO
Luciane Maria Schlindwein e Maria Luiza De Souza E Souza

Concepção de língua e desenvolvimento da oralidade na perspectiva do professor dos anos iniciais: transformações necessárias
Lucilene Lisboa de Liz e Alessandra Simões Trindade

O PDE E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ESTADO DO PARANÁ
Luis Fernando Lopes e Gisele Do Rocio Cordeiro

Para você, o que é remuneração do magistério? Breve análise dos sentidos, significados e discursos sobre remuneração do magistério no curso de Pedagogia da UFPR
Luiza Freire

COMPETÊNCIAS DOCENTES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPORTE NA ESCOLA
Marcelo José Taques

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTE DIGITAL IMERSIVO (ADI)
Marcelo Pedroso Da Roza e Jiani Cardoso Da Roza

Entre o escrito e realizado: a aplicação da Lei 11.738/2008 no contexto da Rede Pública Municipal de Concórdia – SC
Marcia Farinella Soares De Campos e Liane Vizzotto

Implicações da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural na Formação de Professores Mediadores na Educação Infantil
Maria Fernanda Cunha Oliveira

DISCUSSÕES ACERCA DAS LICENCIATURAS E O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR ENQUANTO POLÍTICA DE FORMAÇÃO INICIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM CENA
Maria Josélia Zanlorenzi e Yoshie Ussami Ferrari Leite

A Lei Federal nº 11.645/2008 e as pesquisas sobre formação e atuação de professores no período de 2008 a 2014
Maria Luisa Da Silva Borniotto, Rita De Cássia Alves e Rosangela Celia Faustino

PROCESSOS DE INSERÇÃO À DOCÊNCIA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Marilia Marques Mira e Elisângela Zarpelon Aksenen

TEORIA DA COMPLEXIDADE: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Mary Natsue Ogawa, Marilda Aparecida Behrens e Patricia Lupion Torres

QUANDO SE REÚNEM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E O POTENCIAL FORMATIVO
Mauren Lúcia Tezzari e Mayara Costa Da Silva

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL: uma prática de espetacularização da carreira docente
Maurício Dos Santos Ferreira

SABERES DOCENTES: POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Milena Schneider Pudelco e Emerson Rolkouski

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BANCO DE TESES DA CAPES: UM ESTUDO INSPIRADO NAS PESQUISAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE”
Mônica Knöpker

A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO PEDAGOGO: (RE) DEFININDO CONCEITOS
Nathana Fernandes e Naila Cohen Pomnitz

ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA BÁSICA: AS NOVAS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Odete Do Rocio Buzatto e Regina Cely De Campos Hagemeyer

A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Ortenila Sopelsa  Regina Oneda Mello

A CONCEPÇÃO DE ENSINO ELABORADA PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS
Osmar Mackeivicz

PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE PESQUISA EXPRESSOS NAS DISSERTAÇÕES (1996-2013)
Osmar Mackeivicz, Paula Valéria Moura Jonsson e Viridiana Alves de Lara

FORMAÇÃO CONTINUADA NA DOCÊNCICA COM JOVENS E ADULTOS
Pâmela Rodrigues Altamor, Eveline Caren Genesini Pereira e Vanise Dos Santos Gomes

A FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Priscila Gabriele Da Luz Kailer e Susana Soares Tozetto

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO GESTOR ESCOLAR NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE/PR
Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Marisa Schneckenberg e Elisângela Chlebovski Martins

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES-GEPEFE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DA PESQUISA E DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Silvia Christina Madrid Finck

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM PERCURSO DE PROVOCAÇÕES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sueli Ribeiro Comar,  Roseli De Fátima Rech Pilonetto e Suely Aparecida Martins

HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA Entendimentos das Orientadoras de Estudo do PNAIC
Valéria Alessandra Coelho Islabão, Juliana Mendes Oliveira Jardim e Marta Nörnberg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *